Realismo à brasileira [recurso eletrônico] : a dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho pós-1968
TESE
Português
T/UNICAMP V712r
[Brazilian realism ]
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online ( 199 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as peças: Longa Noite de Cristal (1969), Corpo a Corpo (1970) e Nossa Vida em Família (1971), de Oduvaldo Vianna Filho, a fim de observar a linha estética seguida pelo dramaturgo no período posterior ao decreto do Ato Institucional número 5...
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as peças: Longa Noite de Cristal (1969), Corpo a Corpo (1970) e Nossa Vida em Família (1971), de Oduvaldo Vianna Filho, a fim de observar a linha estética seguida pelo dramaturgo no período posterior ao decreto do Ato Institucional número 5 (AI-5). A partir de 1968, a sociedade brasileira passou por diversas transformações sócio-políticas devido ao decreto do AI-5. Dentre as mudanças ocasionadas, os artistas brasileiros passaram a conviver com o agravamento da censura. Neste contexto, o dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha) aproximou-se da estética proposta por Georg Lukács conhecida como realismo crítico. Desta forma, Vianinha, que sonhava com uma sociedade mais justa e ligada ao comunismo, viu a ditadura impedir a concretização desse sonho, que cada vez mais estava longe de ser alcançado. Esse período também foi marcado pela ascensão da televisão como principal meio de comunicação em massa, o que fez com que Vianna Filho dedicasse grande número de reflexões ao papel dos intelectuais que ocuparam espaço na TV e no mercado publicitário. Nesse contexto, a tese tem como objetivo analisar as peças que abordam: a relação entre a TV e a publicidade, e a forma como o capitalismo interfere negativamente nas relações familiares. Essas peças compreendem a parte final da trajetória da produção de Vianinha e, portanto, constituem o fio condutor do pensamento artístico do dramaturgo até a concretização de sua obra-prima Rasga Coração.
Abstract: The present research aims to analyze the pieces: Long Night of Cristal (1969), Body to Body (1970) and Our Family Life (1971), by Oduvaldo Vianna Filho, in order to observe the aesthetic line followed by the playwright in the period subsequent to the decree of Institutional Act No. 5...
Abstract: The present research aims to analyze the pieces: Long Night of Cristal (1969), Body to Body (1970) and Our Family Life (1971), by Oduvaldo Vianna Filho, in order to observe the aesthetic line followed by the playwright in the period subsequent to the decree of Institutional Act No. 5 (AI-5). Since 1968, Brazilian society underwent several socio-political transformations due to the AI-5 decree. Among the changes caused, the Brazilian artists began to live with the aggravation of censorship. In this context, the playwright Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha) approached the aesthetic proposed by Georg Lukács known as critical realism. In this way, Vianinha, who dreamed of a more just and communist society, saw the dictatorship prevent the realization of this dream, which was increasingly far from being achieved. This period was also marked by the rise of television as the main means of mass communication, which led Vianna Filho to devote a great number of reflections to the role of intellectuals who occupied space on TV and in the advertising market. In this context, the thesis aims to analyze the pieces that address: the relationship between TV and advertising, and how capitalism interferes negatively in family relations. These pieces comprise the final part of Vianinha's production trajectory and, therefore, constitute the guiding thread of the artistic thought of the playwright until the realization of his masterpiece Tear Heart.
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