"O lesbianismo é um barato" [recurso eletrônico] : o GALF e o ativismo lésbico-feminista no Brasil (1979-1990)
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP K961L
["O lesbianismo é um barato"]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (221 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Luana Saturnino Tvardovskas
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender as dimensões históricas, políticas e subjetivas do ativismo do Grupo Ação Lésbica Feminista (GALF), atuante durante a década de 1980 na cidade de São Paulo. Interrogo os discursos produzidos por agentes repressivos da ditadura civil-militar...
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender as dimensões históricas, políticas e subjetivas do ativismo do Grupo Ação Lésbica Feminista (GALF), atuante durante a década de 1980 na cidade de São Paulo. Interrogo os discursos produzidos por agentes repressivos da ditadura civil-militar brasileira a respeito do "lesbianismo", a fim de compreender estereótipos, interdições e violências físicas e simbólicas contra lésbicas durante o período. A partir da análise de documentos da comunidade de informações, identifico as relações entre subversão política, moral e sexual. Analiso as narrativas de ex-integrantes do GALF e de ativistas lésbicas brasileiras e latino-americanas com as quais o grupo teve contato, apoiando-me nas contribuições da história oral. Na esteira dos estudos feministas e lésbicos, me debruço na trajetória do GALF, buscando compreender a elaboração do feminismo lésbico nas páginas do boletim ChanacomChana. Examino os diálogos e as tensões com outros movimentos sociais do período, especialmente o feminista e o homossexual, para compreender as contribuições teóricas e políticas das lésbicas feministas. No contexto da redemocratização do Brasil, analiso a inserção do GALF nos debates sobre a Constituinte e suas reflexões sobre a democracia. Finalmente, investigo as redes transnacionais do movimento lésbico latino-americano e os intercâmbios entre o GALF e outros grupos lésbicos, como o Ayuquelén (Chile) e o Grupo de Autoconciencia de Lesbianas Feministas (Peru). Nesta direção, busco mapear os contatos, a circulação de materiais e as proposições coletivas que atravessaram a construção do I Encontro Lésbico Feminista da América Latina e do Caribe (ELFLAC), realizado em 1987 em Cuernavaca (México)
Abstract: This research aims to understand the historical, political and subjective dimensions of the activism of the Grupo Ação Lésbica Feminista (GALF), active during the 1980s in the city of São Paulo. I analyze the speeches produced by repressive agents of the Brazilian civil-military...
Abstract: This research aims to understand the historical, political and subjective dimensions of the activism of the Grupo Ação Lésbica Feminista (GALF), active during the 1980s in the city of São Paulo. I analyze the speeches produced by repressive agents of the Brazilian civil-military dictatorship regarding the "lesbianism", in order to understand stereotypes, interdictions and physical and symbolic violence against lesbians during the period. From the analysis of documents of the information community, I identify the relationships between political, moral and sexual subversion. I analyze the narratives of former GALF members and of Brazilian and Latin American lesbian activists with whom the group had contact, supporting me in the contributions of oral history. In the wake of feminist and lesbian studies, I look at the GALF's trajectory, seeking to understand the elaboration of lesbian feminism in the pages of the ChanacomChana newsletter. I examine the dialogues and tensions with other social movements of the period, especially the feminist and the homosexual, to understand the theoretical and political contributions of lesbian feminists. In the context of the redemocratization of Brazil, I analyze the insertion of the GALF in the debates on the Constituent and its reflections on democracy. Finally, I investigate the transnational networks of the Latin American lesbian movement and the exchanges between GALF and other lesbian groups, such as Ayuquelén (Chile) and the Grupo de Autoconciencia de Lesbianas Feministas (Peru). In this direction, I seek to map the contacts, the circulation of materials and the collective proposals that went through the construction of the First Lesbian Feminist Meeting of Latin America and the Caribbean (ELFLAC), held in 1987 in Cuernavaca (Mexico)
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