A Igreja Católica e o Estado na educação profissional em Pouso Alegre - MG (1917-1947) [recurso eletrônico]
Giovane Silva Balbino
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B185i
[The Catholic Church and the State on the professional education in Pouso Alegre - MG (1917-1947)]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Aparecida Neri de Souza
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O objeto da pesquisa de mestrado em educação é a formação profissional de trabalhadores e trabalhadoras pela igreja católica na primeira metade do século XX na cidade de Pouso Alegre em Minas Gerais. O objetivo da pesquisa é compreender o papel da Igreja Católica em aliança com o poder...
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Resumo: O objeto da pesquisa de mestrado em educação é a formação profissional de trabalhadores e trabalhadoras pela igreja católica na primeira metade do século XX na cidade de Pouso Alegre em Minas Gerais. O objetivo da pesquisa é compreender o papel da Igreja Católica em aliança com o poder público, na organização da educação profissional destinada à formação de trabalhadores e trabalhadoras na primeira metade do século XX. A hipótese que orientou a pesquisa é de que a Igreja Católica formou trabalhadores disciplinados sob influência da Encíclica Papal de Leão XIII, o Rerum Novarum de 1891, propondo uma formação profissional diferenciada entre classes e gênero e refletindo a preocupação das elites de pouso alegre com uma educação dirigida para seu grupo social e outra distinta para as classes populares dentro dos preceitos religiosos e morais católicos. Para tanto foram estudadas duas escolas destinadas a formação de crianças e jovens separadas por sexo: Escola Profissional Delfim Moreira (criada em 1917), destinada ao ensino de ofícios aos meninos, a Escola Doméstica Santa Terezinha (criada em 1929) destinada à formação de meninas e o Orfanato Nossa Senhora de Lourdes (criado em 1920). A pesquisa de caráter histórico analisou artigos e anúncios de três jornais - A Semana Religiosa, A Gazeta de Pouso Alegre e A Razão ¿ interrogando como eles veiculavam e interpretavam os acontecimentos referentes à educação nas escolas estudadas. Foram estudadas as obras memorialistas: "História de Pouso Alegre" de Octávio Miranda Gouvêa (1998); "Uma História Que Já Vai Longe" de Alvarina Amaral de Oliveira Toledo (1997); "Estórias do Mandu" de Eduardo Amaral de Oliveira Toledo (1998); e, parte de "Eu, minha terra e minha gente: o Pouso Alegre das trilhas dos faiscadores" de Manoel Coutinho de Rezende (1991). Finalmente, as fotografias permitiram observar os registros de alunos nas oficinas, dos prédios escolares e das autoridades políticas e religiosas com alunas e alunos. Metodologicamente a pesquisa se apoiou nos estudos de Boris Fausto para a compreensão histórica da primeira república e do varguismo; e, de Sérgio Miceli, Guilherme Arduini, Agueda Bittencourt e Simon Schwartzmann na apreensão das relações entre Estado e Igreja. A Igreja Católica é o agente central nas disputas na educação na primeira metade do século XX e se tornou a parceira do Estado na formação de trabalhadores e trabalhadoras
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Abstract: The object of this master's research in education is the professional training of male and female workers by the Catholic Church in the first half of the 20th century in the city of Pouso Alegre in Minas Gerais. This research aims to understand the role of the Catholic Church, in alliance...
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Abstract: The object of this master's research in education is the professional training of male and female workers by the Catholic Church in the first half of the 20th century in the city of Pouso Alegre in Minas Gerais. This research aims to understand the role of the Catholic Church, in alliance with the public authorities, in the organization of professional education aimed at training men and women workers in the first half of the 20th century. The hypothesis which guided the research is that the Catholic Church was prepared to train workers under the influence of the Papal Encyclical of Leo XIII, the Rerum Novarum of 1891, proposing a professional formation differentiated between classes and gender and reflecting the concern of the elites from Pouso Alegre with an education directed to its social group and a distinct one for the popular classes within the Catholic religious and moral precepts. For this purpose, two schools were studied for the training of children and young people separated by gender: Escola Profissional Delfim Moreira (vocational college, founded in 1917), aimed at teaching crafts to boys, the Escola Doméstica Santa Terezinha (housekeeping school, founded in 1929) aimed at training girls and the Nossa Senhora de Lourdes Orphanage (founded in 1920). The research of historical character analyzed articles and advertisements from three newspapers - A Semana Religiosa, A Gazeta de Pouso Alegre and A Razão - questioning how they conveyed and interpreted the events related to education in the schools studied. The memorial works were studied: "História de Pouso Alegre" (The History of Pouso Alegre) by Octávio Miranda Gouvêa (1998); "A History That Goes Far" by Alvarina Amaral de Oliveira Toledo (1997); "Estórias do Mandu" (Stories from Mandu) by Eduardo Amaral de Oliveira Toledo (1998), and part of "Me, my land and my people: the Pouso Alegre of the harvesters¿ trails" by Manoel Coutinho de Rezende (1991). Finally, the photographs made it possible to observe the records of students in workshops, school buildings and political and religious authorities with students. Methodologically, the research was based on Boris Fausto's studies for the historical understanding of the first republic and Varguism; and, by Sérgio Miceli, Guilherme Arduini, Agueda Bittencourt and Simon Schwartzmann in the apprehension of the relations between State and Church. The Catholic Church is the central agent in disputes in education in the first half of the 20th century and has become the State's partner in the training of male and female workers
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Souza, Aparecida Neri de, 1952-
Orientador
Bittencourt, Agueda Bernardete, 1950-
Avaliador
Machado, Maria Lúcia Buher
Avaliador
Arduini, Guilherme Ramalho, 1983-
Avaliador
A Igreja Católica e o Estado na educação profissional em Pouso Alegre - MG (1917-1947) [recurso eletrônico]
Giovane Silva Balbino
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