Habermas e a racionalização do mundo da vida [recurso eletrônico] : um estudo sobre a teoria da ação comunicativa
Rafael Augusto Palazi
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P173h
[Habermas and the rationalization of the lifeworld ]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online ( 146 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marcos Severino Nobre
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo propor a interpretação do conceito de racionalização do mundo da vida como um conceito central para a obra Teoria da ação comunicativa, de Jürgen Habermas. Nesta pesquisa procuramos levantar argumentos para essa interpretação nos níveis da reconstrução da...
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Resumo: Esta dissertação tem por objetivo propor a interpretação do conceito de racionalização do mundo da vida como um conceito central para a obra Teoria da ação comunicativa, de Jürgen Habermas. Nesta pesquisa procuramos levantar argumentos para essa interpretação nos níveis da reconstrução da filosofia da linguagem, para a formulação do conceito de pragmática formal (reconstrução das possibilidades universalistas de entendimento) e da teoria da evolução social (reconstrução da história da teoria social disponível, como processo de aprendizagem). Buscamos, então, argumentar a favor de que a reconstrução da história da teoria social tem precedência explicativa sobre as condições universalistas, próprias da ação comunicativa na sociedade moderna. Para isso, a reconstrução da teoria da evolução social de Habermas parte principalmente dos déficits da teoria social de M. Weber. Seguindo a tradição da teoria crítica, Habermas critica a parcialidade da teoria de Weber com seu conceito de racionalidade limitada à ação racional com respeito a fins [Zweckrationalität] para apresentar um conceito de comunicação linguística para superar a ação direcionada ao êxito pela ação comunicativa, que visa, antes de tudo, ao entendimento. Habermas recorre às teorias de G. H. Mead e E. Durkheim para fundamentar a ação comunicativa nas dimensões prático-morais e estético-expressivas. Com isso, Habermas leva adiante a superação da teoria da racionalização de Weber a partir de uma ideia de mundo da vida, como campo de reprodução simbólica da ação comunicativa. Conforme nossa hipótese, será justamente esse conceito de processo de racionalização do mundo da vida que fornecerá as condições sociais e simbólicas para que a ação comunicativa, compreendida em sua universalidade, possa se realizar "livremente".
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Abstract: This dissertation aims to propose the interpretation of the concept of rationalization of the lifeworld as a central concept for The Theory of Communicative Action, by Jürgen Habermas. In this research we seek to raise arguments for this interpretation at the levels of reconstruction of...
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Abstract: This dissertation aims to propose the interpretation of the concept of rationalization of the lifeworld as a central concept for The Theory of Communicative Action, by Jürgen Habermas. In this research we seek to raise arguments for this interpretation at the levels of reconstruction of the philosophy of language, for the meeting of the concept of formal pragmatics (reconstruction of universalist possibilities of understanding) and the theory of social evolution (reconstruction of the history of available social theory, as a process of learning). Then, we will try to argue in favor of the fact that the reconstruction of the history of social theory has explanatory precedence over the universalist condition of the communicative action in modern society. For this, the reconstruction of Habermas' theory of social evolution starts mainly from the deficits of M. Weber's social theory. Following the tradition of critical theory, Habermas criticizes the partiality of Weber's theory with his concept of rationality limited to purposive rationality [Zweckrationalität] to present a concept of linguistic communication that seeks to overcome the action directed to success by communicative action, which aims, first of all, for understanding. Habermas uses the theories of G. H. Mead and E. Durkheim to base the communicative action in the practical-moral and aesthetic-expressive dimensions. Habermas goes on to overcome Weber's theory of rationalization based on an idea of the lifeworld, as a field of symbolic reproduction of communicative action. According to our hypothesis, it will be precisely this concept of the rationalized lifeworld that it will provide the social and symbolic conditions so that the communicative action and its universality can take place "freely".
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Habermas e a racionalização do mundo da vida [recurso eletrônico] : um estudo sobre a teoria da ação comunicativa
Rafael Augusto Palazi
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