Experiências formadoras e identidade profissional docente [recurso eletrônico] : um olhar situado no Pibid Inglês da Universidade Estadual do Piauí
TESE
Português
T/UNICAMP OL4e
[Experiencias formadoras e identidad profesional docente]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (230 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A investigação responde ao seguinte questionamento: Quais e como as experiências formadoras vivenciadas nos espaços de formação pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Subprojeto Inglês, da Universidade Estadual do Piauí, dos campi de...
Resumo: A investigação responde ao seguinte questionamento: Quais e como as experiências formadoras vivenciadas nos espaços de formação pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Subprojeto Inglês, da Universidade Estadual do Piauí, dos campi de Teresina, Piripiri e Parnaíba, impactaram o aprender a ser professor de Língua Inglesa? E teve os seguintes objetivos: 1. Delinear o perfil pessoal e acadêmico dos alunos participantes; 2. Apontar a motivação desses estudantes para a participação no Programa; 3. Conhecer e analisar de que forma as experiências formadoras proporcionadas pelo Pibid Inglês Uespi contribuíram para o aprender a ser professor de Língua Inglesa; 4. Identificar os aspectos que dificultaram e/ou facilitaram os processos de aprendizagem da docência dos discentes envolvidos com o Pibid Inglês Uespi; 5. Refletir sobre suas experiências formadoras no processo de constituição da identidade profissional e na produção de novos sentidos e significados sobre a profissão docente; 6. Compreender o potencial formativo da escrita (auto)biográfica, especificamente o Memorial de Formação, como um instrumento autoformativo. Para operacionalizar os objetivos, fizemos o uso das narrativas (auto)biográficas de onze participantes bolsistas dos subprojetos e campi citados. Do ponto de vista teórico-conceptual, a investigação enquadra-se na epistemologia qualitativa, seguindo os princípios e métodos da pesquisa (auto)biográfica. Como procedimentos de geração de dados, desenvolvemos o Ateliê (Auto)biográfico. Neste espaço foram utilizados os procedimentos Rodas de Conversa para mediar a escrita do Memorial de Formação. Nossas análises se estruturaram em três categorias: Tornar-se e Ser Professor: Aprender Fazendo; Ser professor de LI: do Verbo To be ao Rompimento com o tradicional, e o Papel intensificado pelo grupo: Eu-Tu-Eles = nós professores. No contexto analisado, observa-se que o Pibid Letras Inglês da Uespi constituiu-se como um espaço praticado de aprendizagem Profissional Docente e, por sua vez, a Escola, tendo em vista as ações que foram desenvolvidas pelo subprojeto, como o Lugar da(s) problemática(s) singular (es) da docência. Ao focar-se no processo de formação no Pibid, os participantes tiveram a oportunidade de praticar um exercício de tomada de consciência das itinerâncias e aprendizagens proporcionadas pelo Programa, incitados pelo movimento reflexivo incentivado pelo ato de narrar-se. Este movimento demarcou o potencial formativo da pesquisa (Auto)Biográfica, vislumbrando as teias dialógicas que ocorreram no mundo da escola e implicaram na formação desses discentes por meio do Pibid
Abstract: This dissertation responds to this leading question: which and how formative experiences of autobiographical stories experienced by the students who participated of Institutional Scholarship Programme for Teaching Initiation (Pibid), The English Language Project of the State University of...
Abstract: This dissertation responds to this leading question: which and how formative experiences of autobiographical stories experienced by the students who participated of Institutional Scholarship Programme for Teaching Initiation (Pibid), The English Language Project of the State University of Piauí of Teresina, Piripiri and Parnaíba campuses, contributed to learning to be an English teacher? There were stated the following objectives: 1 Outline the personal and academic profiles of students participating in the Institutional Scholarship Programme for Teaching Initiation (Pibid), The English Language Project of the State University of Piauí 2. Know the motivation of these students to participate in the Program; 3. Know and Analyze how the training experiences provided by The English Language Project of Pibid Uespi contributed to learning to be an English Language teacher; 4. Identify the aspects that hindered and / or facilitated the teaching learning processes of the students involved with The English Language Project of Pibid Uespi; 5. Reflect if the training experiences of students participating in The English Language Project of Pibid Uespi supported them to develop a professional identity and to perceive new meanings about the teaching profession; 6. Understand the formative potential of (auto) biographical writing, specifically the formation memorial, as a self-formative instrument. To operationalize the objectives, we used (auto) biographical narratives of eleven participants from the subprojects and campuses. From a theoretical-conceptual point of view, the investigation fits into the qualitative epistemology, following the principles and methods of (biographical) research. As data generation procedures, it was created the research space entitled Ateliê (Auto) biographical and the wheels of conversation procedural method to collect oral narratives. The wheels of conversation procedural were used to mediate the writing of the formation memorial. The content of the research corpus was organized around three key areas: Become and Be a Teacher: Learning by doing; Be a Teacher of English Language: from the Verb To be to the Break with the traditional; and Models of be a teacher: I-You-Them = Us teachers. In the analyzed context, it was observed that the English Project of the Pibid Program of State University of Piauí contributed to the professional training of the students involved with the project. The Pibid Program constituted itself as a practiced learning space for the Teaching Professional Genre, and the School, due to the actions that were developed by the subproject constituted itself the Place of the singular problem (s) of teaching. By focusing on the training process at Pibid, the participants had the opportunity to practice an exercise to become aware of the itineraries and learning provided by the Program, incited by the meta-reflective movement encouraged by the act of narrating themselves. This movement demarcated the formative potential of the Autobiography Inquiry. This relationship made possible to glimpse the dialogical webs that occurred in the world of the school and involved the formation of these students through the Pibid program
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF