Aprendizagem significativa por meio da experimentação epistemológica com laboratórios remotos [recurso eletrônico] = Meaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratories
Ivana Elena Camejo Aviles
TESE
Português
T/UNICAMP C144a
[Meaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratories]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (118 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Eduardo Galembeck
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin
Resumo: As pesquisas desenvolvidas em didática do laboratório de ciências defendem os estilos e abordagens construtivistas, como as investigativas e resolução de problemas, já que a partir delas é possível que os estudantes apliquem métodos e procedimentos para resolver problemas reais no...
Ver mais
Resumo: As pesquisas desenvolvidas em didática do laboratório de ciências defendem os estilos e abordagens construtivistas, como as investigativas e resolução de problemas, já que a partir delas é possível que os estudantes apliquem métodos e procedimentos para resolver problemas reais no laboratório, além de aprender apenas técnicas e aplicar roteiros. Neste sentido, foram desenvolvidos cinco estudos diferentes, que em conjunto dialogaram para atingir ao objetivo geral desta pesquisa, ou seja, promover a aprendizagem significativa em professores de ciências da América Latina através da sua formação continuada e assíncrona na plataforma de aprendizagem Moodle, sob o enfoque epistemológico e remoto do laboratório didático de ciências. Assim, com o contexto geral da pesquisa situado na formação continuada dos professores de ciências brasileiros e venezuelanos, formados em Física, Química, Biologia e Geologia foi desenvolvido o primeiro estudo, de natureza documental intitulado "Que é aprendizagem? como ela acontece? como facilitá-la? Um olhar das Teorias de Aprendizagem Significativa De David Ausubel e Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer", que expõe uma ampla revisão teórica crítica do estado da arte em diferentes direções de interesse à pesquisa, pelo qual foi possível estimar o baixo nível de correspondência e as posições antagónicas de dois referencias teóricos relevantes, potentes e vigentes no ensino de ciências. O segundo estudo adi- antado foi intitulado "Laboratório construtivista e remoto: sequência didática potencialmente significativa para a formação continuada do professor de ciências da América Latina", e atingiu ao processo de construção e validação do curso assíncrono na plataforma Moodle para facilitar a formação continuada no laboratório epistemológico e remoto de professores de ciências. O terceiro, quarto e quinto estudo, foram resultado direito da aplicação do curso assíncrono na plataforma Moodle, para a formação continuada de professores de ciências. São eles: "Concepções episte-mológicas e visões pedagógicas sob a ensino e aprendizagem de ciências: o caso de professores do Brasil e da Venezuela"; "O papel da experimentação didática no ensino de ciências: evidências de aprendizagem significativa de seus professores" e "Unidades de Ensino Potencialmente Significativas sob o enfoque epistemológico e remoto do Laboratório Didático: evidências de aprendizagem significativa de professores de ciências". Finalmente, o processo de formação continuada do professor de ciências em enfoques construtivistas, baseados na resolução de problemas como abordagem epistemológica, sensibilizou os professores ante suas concepções de natureza de ciências, e sob como deveria ser feita o ensino para gerar uma aprendizagem significativa, a qual em conjunto, gerariam contribuições potenciais no desenvolvimento de noções de ciência nos estudantes, de maneira que estes sejam consistentes de sua natureza eminentemente humana, consensuada, social, errática e dinâmica. Assim, a implementação de enfoques de experimentação remota no ensino de ciências, traz a oportunidade democrática de oferecer em escolas públicas, uma ampliação do acesso estudantil à experimentação didática, quase extinta na atualidade. Como parte das perspectivas futuras, propõe-se que os professores da rede pública ou privada de ensino, sejam formados, acompanhados e auxiliados no processo de implementação das sequências didáticas com enfoque epistemológico e remoto, em seus contextos de ensino, em tempo real
Ver menos
Abstract: Research carried out on science laboratory didactics favors constructivist styles and approaches, such as those based on research and problem solving, since through these it is possible for students to apply methods and procedures to solve real problems, in addition to learning techniques...
Ver mais
Abstract: Research carried out on science laboratory didactics favors constructivist styles and approaches, such as those based on research and problem solving, since through these it is possible for students to apply methods and procedures to solve real problems, in addition to learning techniques and apply experimental protocols. In this sense, five different studies were developed, which together discussed to respond to the general objective of this research, that is, to promote meaningful learning in science teachers in Latin America through their continuous and asynchronous training in the Moodle learning platform. On the epistemological and remote approach of the didactic science laboratory. In this way, with the general context of the research lo-cated in the continuous training of Brazilian and Venezuelan science teachers, graduated in the areas of Physics, Chemistry, Biology, the first study of a theoretical nature entitled: what is the learning? How does it happen? How to facilitate it? from the visions of Ausubel's Meaningful Learning Theories and Mayer's Multimedia Learning. The study presented a wide theoretical and critical review of the state of the art in different directions of interest for the research, through which it was possible to estimate the low level of correspondence and the antagonistic positions of these two relevant, powerful and current theoretical references of teaching of the sciences. The second study carried out was entitled "Constructivist and remote laboratory: potentially significant didactic sequence for the continuous training of science teachers in Latin America", it represented the process of construction and validation of the asynchronous course on the Moodle platform to facilitate continuous training in the epistemological and remote laboratory of science teachers. The third, fourth and fifth studies were a direct result of the application of the course. These were: "Epistemological conceptions and pedagogical visions about the teaching and learning of science: the case of science teachers. Brazil and Venezuela. The role of didactic experimentation in science teaching: evidence of meaningful learning by their teachers and Potentially Significant Educational Units under the epistemological and remote approach of the didactic laboratory: evidence of meaningful learning by teachers of science". Finally, the process of continuous training of the science teacher in constructivist approaches, based on problem solving, sensitized the science teacher in their conceptions about NdC and about how science teaching should be carried out to facilitate meaningful learning, possibly generating potential contributions in the development of students' science notions, consistent with their eminent human, consensual, social, dynamic and erratic nature. In this way, the implementation of remote experimentation approaches in science teaching offers the democratic opportunity of availability to public schools, student access to didactic experimentation. As part of future perspectives, it is proposed to carry out pedagogical mediations that help the science teacher in the process of implementing the didactic sequences with epistemological and remote approaches
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Galembeck, Eduardo, 1968-
Orientador
Barolli, Elisabeth, 1953-
Avaliador
Lemos, Evelyse dos Santos
Avaliador
Compiani, Mauricio, 1956-
Avaliador
Massabni, Vânia Galindo
Avaliador
Aprendizagem significativa por meio da experimentação epistemológica com laboratórios remotos [recurso eletrônico] = Meaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratories
Ivana Elena Camejo Aviles
Aprendizagem significativa por meio da experimentação epistemológica com laboratórios remotos [recurso eletrônico] = Meaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratories
Ivana Elena Camejo Aviles