O esporte adaptado como conteúdo na educação física escolar adaptada [recurso eletrônico] : perspectivas dos professores da rede pública da rede pública de ensino da cidade de Campinas/SP
Leonardo Cavalheiro Scarpato
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Sca76e
[The adapted sport as a content of the adapted school physical education]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 88 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: José Julio Gavião de Almeida
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A criança com deficiência e sua respectiva inclusão são assuntos recorrentes na área da Educação Física Escolar Adaptada. Essa abordagem mudou, de maneira relativa, a discussão sobre novas possibilidades metodológicas no processo educacional de ensino. Neste contexto, esta dissertação tem...
Ver mais
Resumo: A criança com deficiência e sua respectiva inclusão são assuntos recorrentes na área da Educação Física Escolar Adaptada. Essa abordagem mudou, de maneira relativa, a discussão sobre novas possibilidades metodológicas no processo educacional de ensino. Neste contexto, esta dissertação tem como proposta discutir novas perspectivas e novos caminhos na Educação Física Adaptada. O objetivo principal foi identificar a utilização metodológica dos Esportes Adaptados como conteúdo da Educação Física Adaptada, a partir da perspectiva dos professores da rede pública de ensino da cidade de Campinas. Para isso, adotou-se a abordagem metodológica quali-quantitativa, com a utilização de um questionário semiestruturado - com 10 questões sobre dados pessoais e 16 questões abertas - de cunho diretivo, delineado a partir da execução do Projeto Piloto. Para isso, foram entrevistados oito professores de Educação Física Escolar da rede pública de ensino da cidade de Campinas (6 do sexo masculino), entre os períodos de março-junho e julho-outubro de 2019. Em média, os participantes apresentaram idade de 44 anos (±11), concluíram a graduação há 20 anos (±12) e trabalhavam com 10crianças com deficiência nas aulas de Educação Física (±7). Os resultados foram traçados por meio de abordagens e análises coletadas com os professores participantes. Desenvolveu-se uma linha discursiva definida em três eixos norteadores da pesquisa: 1. Esportes Adaptados como conteúdo da Educação física adaptada; 2. Inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar Adaptada; 3. Formação Profissional na Educação Física Escolar Adaptada. Os resultados apontaram, inicialmente, que apesar da prática efetiva do Esporte Adaptado no contexto escolar, poucos professores sentem-se seguros com sua ação. Essa possibilidade está atrelada também ao pouco apoio ou suporte que os professores recebem das instituições de ensino, que ainda buscam uma linha eficiente para a atual proposta metodológica inclusiva. E finalizando a resultante dos eixos, nos deparamos também com a precariedade na formação e nas atualizações das temáticas envolvendo a área de atividades motoras para pessoas com deficiência. A questão fundamental da iniciativa desses eixos é a necessidade do paralelismo entre as ações da prática educacional inclusiva. Com essa dissertação, abrimos uma janela de possibilidades científicas fundamentais para o desenvolvimento de novas investigações e novas pesquisas na área do esporte adaptado para crianças com deficiência no contexto escolar.Portanto, despertam-se novos caminhos e, como a educação inclusiva é o processo e não o fim, possibilitam-se novos horizontes e novas propostas científicas interessantes, por meio de novas ações interdisciplinares
Ver menos
Abstract: Disabled children and their respective inclusion are recurrent issues in the Adapted School Physical Education¿s area. This approach changed, in a relative way, the discussion about new methodological possibilities in the educational process of teaching. In this context, this dissertation...
Ver mais
Abstract: Disabled children and their respective inclusion are recurrent issues in the Adapted School Physical Education¿s area. This approach changed, in a relative way, the discussion about new methodological possibilities in the educational process of teaching. In this context, this dissertation aims to discuss new perspectives and new ways in Adapted Physical Education area. The main objective was to identify the methodological use of Adapted Sports as a content of Adapted Physical Education, from the perspective of public-school teachers in Campinas. So, the qualitative and quantitative methodological approach was performed, using a semi-structured questionnaire - with 10 questions about personal data and 16 open questions - of a directive nature, outlined from the execution of the Pilot Project. For this project, we interviewed eight Physical Education teachers from the public-school system of Campinas (6 male), in the periods of March-June and July-October 2019. On average, the participants were 44 years old (± 11), completed graduation 20 years ago (± 12) and worked with 10 children with disabilities in Physical Education classes (± 7). The results were traced through approaches and analyzes collected from participating teachers. A discursive line defined considering three guidelines was developed: 1. Adapted Sports as adapted Physical Education content; 2. Inclusion of students with disabilities in Adapted School Physical Education classes; 3. Professional Training in Adapted School Physical Education. The results showed, initially, that despite of the effective practice of Adapted Sports in the school context, few teachers feel confident with their action. This possibility is also linked with the little support that teachers receive from educational institutions, which still looking for an efficient line for the current inclusive methodological proposal. And finalizing the result of the three guidelines, we are also faced with the precariousness in the formation and regular updates of the themes involving the motor activities for people with disabilities¿ area. The fundamental issue of the initiative of these guidelines is the importance for parallelism between the actions of inclusive educational practice. With this dissertation, we should opena significative window of fundamental scientific possibilities for the development of new investigations and new research in the area of adapted sports for children with disabilities in the school context. Therefore, we can highlight new ways and, as inclusive education is the process and not the end, new horizons and interesting new scientific proposals are possible, through new interdisciplinary actions
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
O esporte adaptado como conteúdo na educação física escolar adaptada [recurso eletrônico] : perspectivas dos professores da rede pública da rede pública de ensino da cidade de Campinas/SP
Leonardo Cavalheiro Scarpato
O esporte adaptado como conteúdo na educação física escolar adaptada [recurso eletrônico] : perspectivas dos professores da rede pública da rede pública de ensino da cidade de Campinas/SP
Leonardo Cavalheiro Scarpato