Boas práticas hidroviárias para a logística urbana no Brasil [recurso eletrônico] : um estudo de caso
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R618b
[Urban waterway logistics good practices in Brazil]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (130 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadoesr: Orlando Fontes Lima Junior, Henrique Candido de Oliveira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: O transporte por hidrovias é o mais econômico dentre os diversos modais, e também é capaz de transportar grande volume de cargas por longos percursos causando menores impactos sociais e ambientais. Por outro lado, o transporte de cargas urbanas é um desafio a ser estudado. São muitos os...
Resumo: O transporte por hidrovias é o mais econômico dentre os diversos modais, e também é capaz de transportar grande volume de cargas por longos percursos causando menores impactos sociais e ambientais. Por outro lado, o transporte de cargas urbanas é um desafio a ser estudado. São muitos os problemas relacionados com essa prática, como congestionamentos, acidentes e custos elevados, porém é uma atividade intimamente relacionada ao desenvolvimento econômico das cidades e extremamente necessária. Nesse cenário, o objetivo desta pesquisa é identificar boas práticas internacionais de logística urbana hidroviária e, a partir desses exemplos, analisar as possibilidades para a sua implementação no cenário brasileiro. Inicialmente foram exploradas práticas de países onde as hidrovias desempenham um importante papel na matriz de transportes e são utilizadas em áreas urbanas. Posteriormente, o uso do modal em cidades do Brasil foi identificado e analisado de acordo com informações disponíveis e relações encontradas entre os casos estudados. Foi realizado um estudo de caso na cidade de Belém (PA), visando explorar como o transporte por hidrovias pode auxiliar na logística urbana na realidade brasileira. O levantamento em campo juntamente com as análises comparativas apontam as dificuldades atuais da logística urbana e diversas possibilidades para as práticas hidroviárias no cenário brasileiro. A utilização do SIG (Sistema de Informações Geográficas) pode auxiliar os estudos na área urbana, possibilitando soluções mais eficientes. O presente trabalho contribui ainda com a indicação de uma sequência para estudo e implementação de práticas de logística urbana hidroviária em cidades brasileiras
Abstract: The waterway transportation is the most economic among the modals, and it can also carry load for long routes and cause lower socio-environmental impacts. On the other hand, the urban freight transportation is a challenge to be studied. There are many problems associated with this...
Abstract: The waterway transportation is the most economic among the modals, and it can also carry load for long routes and cause lower socio-environmental impacts. On the other hand, the urban freight transportation is a challenge to be studied. There are many problems associated with this practice, such as traffic congestions, accidents and high costs. However, it is an activity closely related to the economic development of cities and it is extremely necessary. In this scenario, the purpose of this research is to develop a mapping of good international practices of urban waterway logistics and, from these examples, to analyze the possibilities for its implementation in the Brazilian scenario. First, examples around the world were explored where the waterways play an important role in the matrix of transportation and also are used in urban areas. Afterwards, the use of modal in Brazilian cities was identified and analyzed according to available information and relationships found among the cases studied. A case study was carried out in the city of Belém (PA), aiming to explore how waterway transportation can help in urban logistics in the Brazilian reality. The field survey together with the comparative analyzes indicate the current difficulties of urban logistics and several possibilities for the waterway practices in the Brazilian scenario. The use of the GIS (Geographic Information System) can aid studies in the urban area, enabling more efficient solutions. The present work also contributes with the indication of a sequence for the study and implementation of practices of urban waterway logistics in Brazilian cities
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