Gênero e gestão da educação infantil [recurso eletrônico] : trajetórias e experiências de homens e mulheres que trabalham como diretores(as) educacionais
Mariana Kubilius Monteiro
TESE
Português
T/UNICAMP M764g
[Gender and early childhood education management]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (218 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Helena Altmann
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta tese aborda a temática de gênero e da gestão da educação infantil, buscando analisar como o gênero perpassa as trajetórias profissionais e experiências de diretores e diretoras que ingressaram nesse cargo por meio de concurso público e que atuavam na gestão de centros de educação...
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Resumo: Esta tese aborda a temática de gênero e da gestão da educação infantil, buscando analisar como o gênero perpassa as trajetórias profissionais e experiências de diretores e diretoras que ingressaram nesse cargo por meio de concurso público e que atuavam na gestão de centros de educação infantil da rede municipal de Campinas/SP. A pesquisa foi desenvolvida a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com quinze diretores(as), sendo oito homens e sete mulheres. Foram empreendidas também observações de caráter exploratório em seis centros de educação infantil, antes das primeiras entrevistas, durante as quais outros sujeitos foram ouvidos. Além dessas fontes, foram analisados dados quantitativos fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação para delineamento do perfil dos(as) especialistas que ocupam os vários cargos na gestão educacional. Foi percebida a existência de hierarquias de gênero na carreira docente, com um percentual maior de homens nos cargos de supervisão educacional e direção, em detrimento da docência na educação infantil. O ingresso nos cargos de especialistas por meio de concurso público mostrou-se um instrumento promotor de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, embora não tenha esse objetivo específico. Puderam ser percebidas diferenças entre as trajetórias de homens e mulheres no que se refere à idade de ingresso no mercado de trabalho, conciliação entre trabalho remunerado e não remunerado e incentivos recebidos para ascensão na carreira. A maior parte dos(as) entrevistados(as) não foi professor na educação infantil anteriormente, ingressando nesta área profissional apenas no cargo de direção. As experiências dos(as) diretores(as) foram marcadas por aproximações e distanciamentos. Em contraposição à imagem de severidade e distância que traziam de sua infância, os(as) diretores(as) construíam um posicionamento de maior proximidade. No entanto, devido a fatores como condições de trabalho, formação e gênero, distanciamentos da face pedagógica da gestão, do cotidiano e das crianças foram estabelecidos. Na construção da relação de autoridade, foi constatada tanto a necessidade de constituição de uma relação de confiança quanto a presença de cobrança de uma postura de maior austeridade voltada aos(às) diretores(as). Por outro lado, paternalismo, adultocentrismo e machismo mostraram-se presentes nas narrativas acerca da relação com as profissionais da educação infantil, em uma perspectiva de desvalorização profissional. Contribuindo para os estudos sobre a gestão da educação infantil, puderam ser percebidas dificuldades específicas da área, como universalização do acesso à educação infantil, falta de funcionários e sobrecarga de trabalho e suas implicações para a formação e valorização docente, a dimensão em construção da noção de cuidado e educação indissociados e o caráter historicamente feminino da educação infantil. Além disso, puderam ser observadas as potencialidades das experiências na gestão na educação infantil para o trabalho em outras etapas da educação
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Abstract: This thesis presents gender and management of early childhood education, with the intention of analyzing how gender crosses the professional trajectories and experiences of female and male principals of early childhood education public institutions at Campinas/SP after being approved in a...
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Abstract: This thesis presents gender and management of early childhood education, with the intention of analyzing how gender crosses the professional trajectories and experiences of female and male principals of early childhood education public institutions at Campinas/SP after being approved in a public contest. The research was developed from semi-structured interviews achieved with fifteen school principals, seven men and eight women. Before the first interviews, there were also performed exploratory observations in six early childhood education institutions, during which other people were heard. Besides these sources, quantitative data were provided by the municipal secretary of education with the goal of mapping the profile of education specialists that work in different positions in education management. A gender hierarchy in the teaching career was perceived, with a higher percentage of men in the supervision and school management than in early childhood teaching. The public contest to get into the public workforce seems to promote equal opportunities for men and women, although it does not have this specific objective. Differences between trajectories of men and women could be observed, as the age they enter the labor market, reconciliation of paid and unpaid work and incentives to get promoted in the career. The main part of the interviewed was not an early childhood education teacher before, entering in this occupation area only as school principal. The principals¿ experiences were marked by approaches and distances. In contrast to the severity and distance that their childhood brought, the directors built a closer position. However, due to factors like working condition, training and gender, distances from the pedagogical face of management, daily life and children were established. To the authority relationship construction, there was observed the need of a confidence relationship constitution as well as a charging of more austerity directed to the principals. On the other hand, paternalism, adultcentrism and chauvinist were presented in the narratives about the relationship with the early childhood education professionals, in a perspective of professional devaluation. Contributing to the research about the management of early childhood education, it could be perceived specific difficulties, like universalization of early childhood education access, lack of staff and the overload work ¿ and its implications to teacher¿s training and appreciation ¿, the concept of undissociated educare under construction and the early childhood education as a female work. Besides that, it could be observed the potency of experience in early childhood management to work into other education stages
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Altmann, Helena, 1973-
Orientador
Freitas, Marcos Cezar de
Avaliador
Vianna, Cláudia Pereira
Avaliador
Venco, Selma Borghi, 1964-
Avaliador
Gênero e gestão da educação infantil [recurso eletrônico] : trajetórias e experiências de homens e mulheres que trabalham como diretores(as) educacionais
Mariana Kubilius Monteiro
Gênero e gestão da educação infantil [recurso eletrônico] : trajetórias e experiências de homens e mulheres que trabalham como diretores(as) educacionais
Mariana Kubilius Monteiro