Hibridismo administrativo [recurso eletrônico] : marcas da estrutura organizacional da SEESP (1846-2018)
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Sa59h
[Administrative hybridism]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (280 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Selma Borghi Venco
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo central analisar a dinâmica das políticas organizacionais da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, visando identificar os modelos de gestão praticados desde 1846, quando ela foi criada, até 2018. A hipótese norteadora deste estudo apoiou-se na...
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo central analisar a dinâmica das políticas organizacionais da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, visando identificar os modelos de gestão praticados desde 1846, quando ela foi criada, até 2018. A hipótese norteadora deste estudo apoiou-se na inexistência de um tipo "puro" organizacional e na construção de uma história marcada pelo hibridismo de opções administrativas, sendo estas o patrimonialismo, a burocracia e o gerencialismo. A pesquisa qualitativa de cunho documental sustentou-se, principalmente, na análise do arcabouço legal que definiu as diversas reformas do órgão. Outras fontes primárias foram igualmente investigadas, posto que a leitura de documentos, comparada aos decretos e a outros dispositivos legais, evidenciou as constituições e as alterações na estrutura organizacional do órgão educacional rumo a uma gestão cada vez mais próxima do modelo empresarial. Adotou-se como estratégia metodológica, com vistas a apreender as concepções de gestão presentes nas reformas, a construção dos organogramas decorrentes dos processos de (re)organizações administrativas pelas quais esse órgão foi submetido desde sua constituição. Esse instrumento possibilitou compreender as contradições da política, permitindo melhor visualizar as relações de poder, a criação/supressão de Unidades de Comando, os movimentos de centralização/descentralização da gestão e a especialização da Secretaria da Educação paulista. Os resultados obtidos pela análise confirmam a hipótese inicial, posto que foi possível apreender que os modelos administrativos, em nenhum momento da história, tangenciaram um padrão puro; mas, ao contrário, as reformas foram marcadas por forte hibridismo, levando à convivência de opções político-administrativas mescladas e, em alguns momentos, conflitantes entre si
Abstract: This research has as main objective to analyze the dynamics of the organizational policies of the São Paulo State Secretariat of Education. It aims to identify the management models developed since 1846 (when it was created) until 2018. This study guiding hypothesis was based on the...
Abstract: This research has as main objective to analyze the dynamics of the organizational policies of the São Paulo State Secretariat of Education. It aims to identify the management models developed since 1846 (when it was created) until 2018. This study guiding hypothesis was based on the inexistence of a "pure" organizational type and in building a history marked by administrative options hybridism, like patrimonialism, bureaucracy and managerialism. The documentary qualitative research was supported itself, mainly, in the analysis of the legal framework that defined the various reforms of the secretariat. Other primary sources were equally investigated, because the documents reading ¿ when compared to the decrees and to other legal devices ¿ showed the constitutions and the changes at the educational office organizational structure towards an increasingly close management of the business model. As methodology strategy and aiming to realize the management conceptions presented in the renovation, it was adopted the construction of the organizational charts resulting from the administrative (re)organization processes through which this body has been submitted since its incorporation. This instrument made possible to understand the policy contradictions and allowed a better visualization of power relations, the Control Units creation/suppression, the management centralization/decentralization movements and the São Paulo Education Secretariat specialization. The results reached by the analysis sustain the initial hypothesis, because it was possible to realize that the administrative models, at no point in history, have touched a pure standard; but, on the contrary, the renovation was marked by strong hybridism. It led to the coexistence of political and administrative options that are mixed and, sometimes, conflicting with each other
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