Oficinas pedagógicas de geografia [recurso eletrônico] : costurando narrativas de experiências da vida docente
Regina Celia Frigerio
TESE
Português
T/UNICAMP F916o
[Geography pedagogical workshops]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (213 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Rafael Straforini
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: Experienciar oficinas pedagógicas em diferentes temposespaços de vida, como aluna e professora (ambos em diversos níveis de ensino), me permitiu investir no desafio de utilizar a escrita como um tear e nele tecer fios compartilhadores de inquietações e de aprendizagens em diferentes momentos...
Ver mais
Resumo: Experienciar oficinas pedagógicas em diferentes temposespaços de vida, como aluna e professora (ambos em diversos níveis de ensino), me permitiu investir no desafio de utilizar a escrita como um tear e nele tecer fios compartilhadores de inquietações e de aprendizagens em diferentes momentos da vida docente. Assim, perseguindo o rumo desses fios produzidos por essas vivências, me propus a investigar oficinas pedagógicas para o ensino de Geografia, buscando saber se e como elas atuam na formação docente de professores e licenciandos: Potencializam a formação docente conjunta de licenciandos e professores? Propiciam movimentos de aprendizagens e de produção de conhecimentos geográficos e pedagógicos? Exploram relações entre pesquisa e vivência com o cotidiano na formação docente? Permitem entrelaçamento de memórias e experiências dos sujeitos praticantes como caminhos para formação? Baseando-me na vivência cotidiana de magistério, articulei essas questões de estudo e pesquisa a um objetivo geral: Investigar oficinas pedagógicas como espaçostempos de formação docente, mapeando potências, movimentos e relações entre seus sujeitos praticantes e a geografia escolar. Com essa intenção, outros objetivos, específicos para alcance da meta desejada, se forjaram antes e no decorrer do estudo: a. Investigar demandas, produções de saberes e conhecimentos geográficos para formação de professores de Geografia da Educação Básica; b. Elaborar, aplicar e avaliar oficinas pedagógicas de acordo com as demandas de saberes e de conhecimentos geográficos identificados; c. Mapear vivências, em oficinas pedagógicas, entre sujeitos praticantes, problematizando a formação docente conjunta de licenciandos, professores da Educação Básica e professor do Ensino Superior formador de professor; d. Verificar se, no entrelaçamento entre memórias e experiências dos sujeitos praticantes dessa pesquisa, é possível provocar e explorar possibilidades para formação docente. O caminho percorrido para a realização desse trabalho foi amparado pela pesquisa com o cotidiano, com diálogos com autores como Nilda Alves (2000, 2001, 2008, 2010) e Ferraço (2000, 2007). Nesse percurso, algumas etapas, semelhantes a tecidos, foram costuradas como: i- Pesquisa bibliográfica: contribuiu para a compreensão de alguns conceitos como oficina pedagógica (ANDER-EGG, 1977, 1991, 2007, 2011, 2014; BETENCOURT, 1996; BARROS& GISSI et. All, 1980); Experiência (LARROSA, 1994, 1995, 2011, 2013); Formação de Professores (NÓVOA, 2014; TARDIF, 2002) e contexto da educação no mundo atual (TEDESCO, 2009; MORIN, 2000, 2002); ii- Pesquisa de campo: realização de cinco oficinas pedagógicas elaboradas por bolsistas de Pibid e alunos de Práticas Educativas trabalhadas com futuros professores da educação básica; iii- Registros e análises de achados que ocorreram ao longo do processo da pesquisa com o cotidiano. A partir dos achados da pesquisa foi possível bordar escritos do conceito de oficina pedagógica para a formação de professores, suas etapas de trabalho e movimentos artesanais e fluidos, bem como a importância das oficinas pedagógicas no processo de Empoderamento Docente
Ver menos
Abstract: Experiencing pedagogical workshops in different times of life: as a student and teacher (both at different levels of education) allowed to invest in the challenge of using writing as a loom and in it weave strings of restlessness and learning in different moments of my teaching life. Thus,...
Ver mais
Abstract: Experiencing pedagogical workshops in different times of life: as a student and teacher (both at different levels of education) allowed to invest in the challenge of using writing as a loom and in it weave strings of restlessness and learning in different moments of my teaching life. Thus, pursuing the course of these threads produced by these experiences, I proposed to investigate pedagogical workshops for the teaching of Geography, seeking as a main question to know if and how they act in the teacher training of teachers and graduates: Do they potentiate the joint teacher training of graduates and teachers? Do they promote learning movements and the production of geographic and pedagogical knowledge? Do they explore the relationship between research and living with daily life in teacher education? Do they allow for the interweaving of memories and experiences of practicing subjects as ways of formation? Based on the daily experience of teaching, I articulated these questions of study and research, to the following general goal: To investigate pedagogical workshops as places for teacher training, mapping powers, movements and relationships between their practicing subjects and school geography. With this intention, the specific objectives of this work can be presented as follows: a. To investigate demands, production of knowledge and geographic knowledge for the training of Geography teachers of Basic Education; b. Elaborate, apply and evaluate pedagogical workshops according to the demands of knowledge and geographical knowledge identified; c. Mapping experiences in pedagogical workshops among practicing subjects, problematizing the joint teacher training of graduates, teachers of Basic Education and professor of Higher Education teacher trainer; d. To verify if, in the interweaving between memories and experiences of the subjects practicing this research, it is possible to provoke and explore possibilities for teacher training. The path taken to carry out this work was the daily research, which dialogues with authors such as Nilda Alves (2000, 2001, 2008, 2010) and Ferraço (2000, 2007) became necessary. In this way, some steps were sewn as: i-Bibliographic research that contributed to the understanding of some concepts as pedagogical workshop (ANDER-EGG, 1977, 1991, 2007, 2011, 2014; BARROS, GISSI, 1980); Experience (LARROSA, 1994, 2011, 2013); (TEDESCO, 2009; MORIN, 2000, 2002), and the context of education in today's world (TEDESCO, 2009; ii-Field research: five pedagogical workshops developed by Pibid fellows and students of Educational Practices and applied to future teachers of basic education; iii- Records and analysis of findings that occurred throughout the research process with daily life. Based on the research findings, it was possible to embroider the pedagogical workshop concept for teacher training, its stages of work, its possible movements (crafts and fluids) and the importance of pedagogical workshops in the process of Teacher Empowerment
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Straforini, Rafael, 1973-
Orientador
Cruz, Rúbia Cristina, 1968-
Avaliador
Canto, Tânia Seneme do, 1983-
Avaliador
Lopes, Jader Janer Moreira
Avaliador
Oficinas pedagógicas de geografia [recurso eletrônico] : costurando narrativas de experiências da vida docente
Regina Celia Frigerio
Oficinas pedagógicas de geografia [recurso eletrônico] : costurando narrativas de experiências da vida docente
Regina Celia Frigerio