Revisionismo, memória e ensino de história da ditadura civil-militar [recurso eletrônico] : por uma prática politizante
Élton Rigotto Genari
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G285r
[Revisionism, memory and history teaching of the civil-military dictatorship]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (139 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Aline Vieira de Carvalho
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Essa dissertação investiga o papel do revisionismo conservador e as contradições da atuação da Comissão Nacional da Verdade nas disputas pelo estabelecimento de uma memória coletiva da Ditadura Civil-Militar do Brasil (1964-1985), e o seu lugar nos embates políticos atuais. A pesquisa...
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Resumo: Essa dissertação investiga o papel do revisionismo conservador e as contradições da atuação da Comissão Nacional da Verdade nas disputas pelo estabelecimento de uma memória coletiva da Ditadura Civil-Militar do Brasil (1964-1985), e o seu lugar nos embates políticos atuais. A pesquisa constatou que a validação do regime ditatorial está ligada a publicações e republicações de uma série de autores conservadores, ganhando mais visibilidade e popularidade ao serem difundidas em segunda mão através da internet. Com auxílio de ferramentas de monitoramento do meio digital e resultados de pesquisas sobre as movimentações nas ruas dos últimos cinco anos, foi perceptível que essa difusão, articulada entre redes sociais, sites, blogs e vlogs, compõe um quadro discursivo mais amplo que sustenta as ideias das chamadas "novas direitas". Também foi possível constatar que a polarização política e a naturalização de práticas autoritárias são, em parte, reflexos dos vinte e um anos de ditadura, e permanecem como entraves aos debates públicos e ao aprofundamento da democracia. O trabalho conclui que é central tratar de tais disputas envolvendo a ditadura em sala de aula, desenvolvendo nos estudantes um ferramental crítico para o manejo de recursos e informações digitais e também para o exame de narrativas sobre a ditadura. Para isso, oferece uma sequência didática que analisa diferentes fontes relacionadas à memória do período, especialmente três testemunhos presentes no livro Infância Roubada. O objetivo principal das atividades é, reconhecendo que as feridas ainda abertas pela ditadura e o caráter limítrofe das ações das Comissões na luta por justiça fragilizam a democracia brasileira, fomentar a análise crítica das ambiguidades desses processos históricos e políticos recentes. O interesse nisso também é estimular o desenvolvimento de uma memória que oriente ações pautadas em uma irredutível defesa dos Direitos Humanos
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Abstract: This dissertation investigates the role of conservative revisionism and the contradictions of the Brazilian National Truth Commission in the disputes for the establishment of a collective memory of the Brazilian Civil-Military Dictatorship (1964-1985), and its place in current political...
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Abstract: This dissertation investigates the role of conservative revisionism and the contradictions of the Brazilian National Truth Commission in the disputes for the establishment of a collective memory of the Brazilian Civil-Military Dictatorship (1964-1985), and its place in current political disputes. The research found that the narratives validating the dictatorial regime are linked to a series of publications by conservative authors, gaining more visibility and popularity by being spread secondhand through the internet. With the help of digital media monitoring tools and results of researches on street demonstrations over the last five years, it was noticeable that this dissemination, articulated among social networks, websites, blogs and vlogs, forms a broader discursive framework that supports the ideas of the so-called "New rights". It was also possible to see that political polarization and the naturalization of authoritarian practices are, to some degree, reflections of the twenty-one years of dictatorship and remain as obstacles to public debates and to the deepening of democracy. The paper concludes that dealing with such disputes involving the dictatorship is paramount in learning environments, helping students develop critical-thinking skills to not only deal with digital resources and information, but also examine narratives about the dictatorial regime. To do this, it offers a didactic sequence that analyzes different sources related to the memory of the period, especially three testimonies present in the book Infância Roubada (Stolen Childhood). The main objective of the activities is, by acknowledging that the wounds still open by the dictatorship and the shortcoming of the Commissions¿ in the struggle for justice weaken Brazilian democracy, to foster critical analyses of the ambiguities of these recent historical and political processes. In addition, these activities aim for the development of a memory that guides actions based on an unyielding defense of Human Rights
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Revisionismo, memória e ensino de história da ditadura civil-militar [recurso eletrônico] : por uma prática politizante
Élton Rigotto Genari
Revisionismo, memória e ensino de história da ditadura civil-militar [recurso eletrônico] : por uma prática politizante
Élton Rigotto Genari