De antigas escolas profissionais aos Campi da Rede Federal de Educação [recurso eletrônico] : conservação e transformação
Sônia Aparecida Siquelli
RELATÓRIO DE PÓS-DOUTORADO
Português
T/UNICAMP Si75d
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.
Supervisor: José Luís Sanfelice
Relatório final (pós-doutorado) - Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação
Resumo: O presente relatório de pesquisa de pós-doutoramento pela Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp situa- se no campo do estudo de Instituições Escolares e tem como objeto...
Resumo: O presente relatório de pesquisa de pós-doutoramento pela Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp situa- se no campo do estudo de Instituições Escolares e tem como objeto o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- IFSULDEMINAS, especificamente os três campi: de Inconfidentes, de Machado e de Muzambinho. Investigar as transformações que cada uma dessas instituições escolares de ensino de formação para o trabalho sofreu, quais transformações perduraram e quais se transformaram, uma vez criadas no século XX foram incorporadas, em forma de unidades (campi), com a criação da lei 11.892 de 2008 pelo governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) foram alvos certos de parte de uma política pública voltada para ampliação das instituições escolares que formam para o trabalho, as escolas técnicas, com vistas à modernização agrícola e ao desenvolvimento econômico do Brasil. A pesquisa de natureza qualitativa realizou um estudo bibliográfico sobre instituições escolares que forma/educa para o trabalho. Elegeu como instrumento, ao ir às fontes primárias e secundárias, o diário de campo e o inventário, que permitiram à análise da realidade de cada campi, evidenciando a significativa transformação da expansão após o ano 2008: na estrutura física; na contratação de professores qualificados com titulação de mestres, doutores, especialistas para áreas específicas e de funcionários em suas mais diferentes áreas, através de concursos públicos; na adoção de plano de carreira das universidades públicas federais; no aumento demasiado de número de vagas nos diversos cursos criados de acordo com as especificidades de cada região; na permanência dos estudantes no campus em moradia estudantil e restaurante universitário; nos laboratórios de informática das áreas exigidas em cada formação; no investimento da pesquisa e sua potencialização de acordo com a singularidade de cada campi e na criação de diversos cursos do nível médio técnico, à graduação, à especialização e ao stricto sensu. Mostrou que, para além destas transformações, há no cotidiano dos três campi a permanência do campo em disputa entre a formação integral e formação puramente técnica, que antes de se forjar no interior da própria instituição está configurada na sociedade atual entre o desejar de uma formação integral/completa ou puramente técnica/competente, para o homem deste século na sua relação com o trabalho. Palavras chave: Instituição Escolar; IFSULDEMINAS; Inconfidentes, Machado; Muzambinho
Abstract: This post-doctoral research report by the Philosophy and History of Education Research Line of the Post-Graduation Program in Education of the School of Education of the State University of Campinas-Unicamp is located in the field of study of School Institutions and has as the Federal...
Abstract: This post-doctoral research report by the Philosophy and History of Education Research Line of the Post-Graduation Program in Education of the School of Education of the State University of Campinas-Unicamp is located in the field of study of School Institutions and has as the Federal Institute of Education, Science and Technology of the South of Minas Gerais - IFSULDEMINAS, specifically the three campuses: Inconfidentes, Machado and Muzambinho. To investigate the transformations that each of these educational institutions of training for the work suffered, which transformations have lasted and which were transformed, once created in the twentieth century were incorporated, in the form of units (campi), with the creation of the law 11,892 of 2008 by the government of then-President Luiz Inácio Lula da Silva. The Federal Institutes of Education, Science, and Technology (IFET) were right targets of a public policy aimed at expanding school institutions that form for work, technical schools, with a view to modernizing agriculture and economic development in Brazil. The research of qualitative nature carried out a bibliographical study about school institutions that forms / educates for the work. It chose as instruments, when going to the primary and secondary sources, the field diary and the inventory, which allowed the analysis of the reality of each camp, evidencing the significant transformation of the expansion after the year 2008: in the physical structure; in the hiring of qualified teachers with degrees from masters, doctors, specialists for specific areas and of employees in their different areas, through public tenders; in the adoption of the career plan of the federal public universities; in the increase too many places in the various courses created according to the specifics of each region; the permanence of the students in the campus in student housing and university restaurant; in the computer labs of the areas required in each training; in the investment of the research and its potentialization according to the singularity of each campus and in the creation of several courses of the technical level, graduation, specialization and stricto sensu. It showed that, in addition to these transformations, there is in the daily life of the three campuses the permanence of the field in dispute between the integral formation and purely technical formation, that before forging within the institution itself is configured in the current society between the desire of a formation integral / complete or purely technical / competent for the man of this century in his relation to work. Keywords: School Institution, IFSULDEMINAS, Inconfidentes, Machado, Muzambinho
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De antigas escolas profissionais aos Campi da Rede Federal de Educação [recurso eletrônico] : conservação e transformação
Sônia Aparecida Siquelli
De antigas escolas profissionais aos Campi da Rede Federal de Educação [recurso eletrônico] : conservação e transformação
Sônia Aparecida Siquelli