"O forró está mudado" [recurso eletrônico] : a performance da guitarra na produção fonográfica das décadas de 1970 e 1980
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP So89f
["Forró is changed"]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (201 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Hermilson Garcia do Nascimento
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho estudou e analisou o uso e desenvolvimento da guitarra elétrica no segmento fonográfico do forró, em discos lançados nas décadas de 1970 e 1980. Para tanto, foi feito um levantamento geral sobre o gênero, sua história, ritmos, discografia e os principais guitarristas que...
Resumo: Este trabalho estudou e analisou o uso e desenvolvimento da guitarra elétrica no segmento fonográfico do forró, em discos lançados nas décadas de 1970 e 1980. Para tanto, foi feito um levantamento geral sobre o gênero, sua história, ritmos, discografia e os principais guitarristas que desenvolveram as técnicas e linguagem no instrumento. O forró, difundido por Luiz Gonzaga e tantos outros, tem como instrumentos principais o acordeon, zabumba e triângulo, porém nas gravações foram encontradas com muita constância uma variedade de outros instrumentos. Foi levantada uma hipótese de que a primeira gravação com guitarra no forró seria em um disco de Gonzaga, mas não é o que se foi verificado. O primeiro registro encontrado com guitarra nessa pesquisa foi no disco No Mundo do Baião (ALVES E SIVUCA, 1951), porém somente a partir da década de 1970 é que a guitarra se tornou frequente nas produções, tornando-se um instrumento muito presente no gênero. A pesquisa investiga a interpretação e performance na guitarra através de gravações em discos, buscando transcrever e analisar as principais características rítmicas, harmônicas, melódicas, timbres, efeitos, conexões contemporâneas, funções e principais técnicas, baseado na teoria de análise em música popular de Tagg. O forró sofreu uma série de adaptações e foi se moldando ao longo das décadas por diversos interesses artísticos, sociais e comerciais, sendo 1970 a década que houve as mudanças mais significativas. As conclusões finais são de que a guitarra elétrica foi um dos principais agentes de conexões contemporâneas, modernização e inclusão de novas sonoridades no forró fonográfico, e através da sua presença marcante desenvolveu um conjunto de técnicas e linguagens riquíssimas
Abstract: This project studied and analyzed the electric guitar development inside phonographic forró between 1970s and 1980s. For this, was made a general search about the gender, your history, rhythms, discography and the main guitarists that developed techniques and language on the instrument....
Abstract: This project studied and analyzed the electric guitar development inside phonographic forró between 1970s and 1980s. For this, was made a general search about the gender, your history, rhythms, discography and the main guitarists that developed techniques and language on the instrument. The forró popularized by Luiz Gonzaga and many others has as principal instruments accordion, zabumba and triangle, but in the recordings was found very consistently a variety of other instruments. Was raised the hipotesis that the first record found with electric guitar in forró was in a Gonzaga album, but it isn’t what was checked. The first record found was in the album No Mundo do Baião (ALVES E SIVUCA, 1951), but only from 1970s the electric guitar became frequent in the productions, becoming very constant in the gender. The search inquires the interpretation and performance in the electric guitar through disc records, seeking to transcribe and analyze the principal rhythmic, harmonic, melodic characteristics, sounds, effects, contemporary connections, functions and principal technics, based in the Analysis theory in popular music of Tagg. Forró had many fits and was shaping up over the decades for several artistic, social and commercial interests, been 1970s when had the most significant changes. The final conclusions are that the electric guitar was one of the principal agents of contemporary connections, modernization and inclusion of new sonorities in the phonographic forró and through your strong presence, developed a set of techniques and languages very rich
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF