Tecnologias digitais na formação de professores de matemática das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) [recurso eletrônico]
Ricardo Inácio Batista Júnior
TESE
Português
T/UNICAMP B32t
[Digital technologies in the training of mathematics teachers at the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP)]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (241 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Samuel Rocha de Oliveira
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin
Resumo: As Tecnologias Digitais (TD) têm sido cada vez mais presentes no contexto de sala de aula, isso traz desafios tanto para o(a) professor(a) experiente quanto para o(a) professor(a) em formação inicial. Nesse sentido, "os conhecimentos para a prática, em prática e da prática" (COCHRAN-SMITH;...
Ver mais
Resumo: As Tecnologias Digitais (TD) têm sido cada vez mais presentes no contexto de sala de aula, isso traz desafios tanto para o(a) professor(a) experiente quanto para o(a) professor(a) em formação inicial. Nesse sentido, "os conhecimentos para a prática, em prática e da prática" (COCHRAN-SMITH; LYTLE, 1999) podem agregar experiências formativas em que as TD protagonizam o ensino e a aprendizagem, uma vez que o(a) estudante tem se utilizado mais delas do que de instrumentos antigos para aprender. Além disso, os trabalhos sobre essa temática mostram quão efetiva pode ser a aprendizagem com a utilização delas. Todavia, o uso das tecnologias de maneira efetiva ainda atinge uma parcela ínfima dos(as) professores(as) brasileiros(as), sendo um desafio para os cursos de formação inicial de professores(as) inserir essa possibilidade nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). Frente a isso, propomos o seguinte problema de pesquisa: As TD são necessárias na formação inicial de professores(as) de matemática dos cursos de Licenciatura do IFSP? Em que o objetivo geral é analisar os usos das TD nos cursos de Licenciatura em Matemática (LM) dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Assim, formam o referencial teórico deste trabalho o "conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo (TPACK)" (MISHRA; KOEHLER, 2006), as "tecnologias intelectuais" (LÉVY, 2010) e os usos por "substituição, aumento, modificação e redefinição" (SAMR) das TD. Os dados levantados para esta pesquisa foram obtidos a partir de documentos das legislações vigentes que tratam da temática TD na educação, em cada PPC dos cursos de Licenciatura em Matemática (LM) do IFSP, nas respostas ao questionário autoaplicado destinado aos(às) estudantes e nas entrevistas com professores(as) desses cursos. Em seguida, eles foram sintetizados em gráficos, tabelas e tabelas de gráficos, além das citações que fazem referência aos(às) participantes desta pesquisa. Para analisar os dados decorrentes dos documentos foram elencadas categorias que surgiram da leitura. As respostas dadas ao questionário autoaplicado e os diálogos transcritos das entrevistas semiestruturadas foram analisadas com o intuito de comparar e entender as diferentes nuances entre legislação, teoria, prática docente e aprendizagem dos(as) estudantes. Dessa forma, obteve-se as informações que julgamos serem necessárias para analisar e relatar os resultados do problema de pesquisa proposto. Como resultados finais da análise feita destacam-se os caminhos formativos trilhados pelos(as) formadores(as) desde a formação inicial até as escolhas por formações continuadas em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, as diferentes perspectivas dos(as) formadores(as) e dos(as) estudantes em relação ao uso das TD como mediadora do ensino e diferença entre o texto escrito e o texto praticado. Apesar de estar presente como possibilidade de auxiliar o ensino, a pesquisa mostrou que as TD ainda ocupam um lugar longínquo nas instituições que formam professores(as) de matemática, seja pela falta de conhecimento dos(as) formadores(as) em lidar com essas ferramentas e lhes dar voz, seja pela ausência de recursos que possibilitem uma aula mediada por TD. De qualquer forma, esperamos contribuir com as possibilidades de discussão e de inserção das TD nos cursos de formação inicial de professores de matemática das Licenciaturas do IFSP
Ver menos
Abstract: Digital Technologies (DT) have been increasingly present in the classroom context, which brings challenges for both the experienced teacher and the teacher in initial training. In this sense, "knowledge for practice, in practice and from practice" (COCHRAN-SMITH; LYTLE, 1999) can add...
Ver mais
Abstract: Digital Technologies (DT) have been increasingly present in the classroom context, which brings challenges for both the experienced teacher and the teacher in initial training. In this sense, "knowledge for practice, in practice and from practice" (COCHRAN-SMITH; LYTLE, 1999) can add formative experiences in which DTs play a leading role in teaching and learning, since the student has used them more than old instruments to learn. In addition, works on this topic show how effective learning can be with their use. However, the effective use of technologies still reaches a tiny portion of Brazilian teachers, making it a challenge for initial teacher training courses to include this possibility in Course Pedagogical Projects (PPC). Faced with this, we propose the following research problem: Are DTs necessary in the initial training of mathematics teachers in IFSP Licentiate courses? In which the general objective is to analyze the uses of DT in Mathematics Degree (LM) courses on the campuses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP). Thus, the "technological, pedagogical and content knowledge (TPACK)" (MISHRA; KOEHLER, 2006), "intellectual technologies" (LÉVY, 2010) and the uses of "replacement, increase, modification and redefinition" (SAMR) of DT. The data collected for this research were obtained from documents of the current legislation that deal with the TD theme in education, in each PPC of the Mathematics Degree (LM) courses at the IFSP, in the responses to the self-administered questionnaire intended for students and in interviews with professors of these courses. Then, they were summarized in graphs, tables and charts, in addition to citations that refer to the participants of this research. To analyze the data resulting from the documents, categories that emerged from the reading were listed. The answers given to the self-administered questionnaire and the dialogues transcribed from the semi-structured interviews were analyzed in order to compare and understand the different nuances between legislation, theory, teaching practice and student learning. In this way, we obtained the information that we believe to be necessary to analyze and report the results of the proposed research problem. As final results of the analysis carried out, the formative paths followed by the trainers stand out from the initial training to the choices for continued training at the Stricto Sensu Postgraduate level, the different perspectives of the trainers ) and the students in relation to the use of DT as a teaching mediator and the difference between the written text and the practiced text. Despite being present as a possibility to help teaching, the research showed that DTs still occupy a distant place in the institutions that train mathematics teachers, either due to the lack of knowledge of the trainers in dealing with these tools and give them a voice, or because of the lack of resources that allow a DT-mediated class. In any case, we hope to contribute with the possibilities of discussion and insertion of DT in the initial training courses for mathematics teachers of the IFSP Degrees
Ver menos
Oliveira, Samuel Rocha de, 1962-
Orientador
Maltempi, Marcus Vinicius, 1968-
Avaliador
Rifo, Laura Leticia Ramos, 1970-
Avaliador
D'Abreu, João Vilhete Viegas, 1954-
Avaliador
Chaves, Rodolfo
Avaliador
Tecnologias digitais na formação de professores de matemática das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) [recurso eletrônico]
Ricardo Inácio Batista Júnior
Tecnologias digitais na formação de professores de matemática das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) [recurso eletrônico]
Ricardo Inácio Batista Júnior