Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017)
Luis Fernando Ferreira Pinto, Regis Henrique dos Reis Silva
ARTIGO
Português
[Political and theoretical assumptions on the training course ‘better management, better teaching’, of the São Paulo State Department of Education (2013-2017)]
[Supuestos políticos y teóricos del curso de formación "mejor gestión, mejor enseñanza" de la Secretaría de Educación del Estado de São Paulo (2013-2017)]
Resumo: Este artigo objetiva identificar e discutir os pressupostos políticos e teóricos do curso de formação de diretores "Melhor Gestão, Melhor Ensino" da SEE/SP oferecido entre os anos de 2013 e 2017. Metodologicamente, os pressupostos da Pedagogia Histórico- Crítica guiaram uma abordagem...
Ver mais
Resumo: Este artigo objetiva identificar e discutir os pressupostos políticos e teóricos do curso de formação de diretores "Melhor Gestão, Melhor Ensino" da SEE/SP oferecido entre os anos de 2013 e 2017. Metodologicamente, os pressupostos da Pedagogia Histórico- Crítica guiaram uma abordagem histórica do projeto de formação do diretor a partir da análise de decretos e leis em vigor entre 1996 e 2016. Os resultados consideram o contexto histórico, político e teórico em que o curso foi proposto e permitem perceber a influência da mundialização da cultura do capital e da "Pedagogia do Aprender a Aprender"
Ver menos
Abstract: This article aims to identify and discuss the political and theoretical assumptions of the training course for directors "Better Management, Better Teaching" (MGME), offered by the São Paulo State Department of Education (SEE/SP) from 1996 to 2016. Methodologically, the assumptions of...
Ver mais
Abstract: This article aims to identify and discuss the political and theoretical assumptions of the training course for directors "Better Management, Better Teaching" (MGME), offered by the São Paulo State Department of Education (SEE/SP) from 1996 to 2016. Methodologically, the assumptions of critical historical pedagogy guided a historical approach to the training project for directors based on the analysis of decrees and laws in effect between 1996 and 2016. The results consider the historical, political, and theoretical context in which the course was proposed and allow to perceive the infuence of globalization of the capital culture and the "Learn to Learn Pedagogy".
Ver menos
Resumen: Este artículo tiene el objetivo de identifcar y discutir los supuestos políticos y teóricos del curso de formación de directores "Mejor Gestión, Mejor Enseñanza" de la Secretaría de Educación del Estado de São Paulo (SEE/SP) ofrecido entre 2013 y 2017. Metodológicamente, los supuestos de la...
Ver mais
Resumen: Este artículo tiene el objetivo de identifcar y discutir los supuestos políticos y teóricos del curso de formación de directores "Mejor Gestión, Mejor Enseñanza" de la Secretaría de Educación del Estado de São Paulo (SEE/SP) ofrecido entre 2013 y 2017. Metodológicamente, los supuestos de la pedagogía histórica crítica orientaron un abordaje histórico del proyecto de formación del director basado en el análisis de decretos y leyes vigentes entre 1996 y 2016. Los resultados consideran el contexto histórico, político y teórico en el que se propuso el curso y permiten percibir la infuencia de la globalización de la cultura del capital y de la "Pedagogía del Aprender a Aprender"
Ver menos
Aberto
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017)
Luis Fernando Ferreira Pinto, Regis Henrique dos Reis Silva
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação "melhor gestão, melhor ensino" da SEE/SP (2013-2017)
Luis Fernando Ferreira Pinto, Regis Henrique dos Reis Silva
Fontes
Revista brasileira de política e administração da educação Vol. 37, n. 1 (jan./abr., 2021), p. 42 -62 |