Um estudo interdisciplinar sobre a comunicação sonora em games narrativos [recurso eletrônico] = An interdisciplinary study of sound communication in narrative games
Leonardo José Porto Passos
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P268e
[An interdisciplinary study of sound communication in narrative games]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (103 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Jose Eduardo Fornari Novo Junior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Um estudo interdisciplinar sobre a comunicação sonora em games narrativos busca investigar o papel da comunicação sonora nos videogames para além de um mero adendo à predominante comunicação visual. Por ser uma mídia videocêntrica (cujo foco é utilização da visão para captação de informações...
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Resumo: Um estudo interdisciplinar sobre a comunicação sonora em games narrativos busca investigar o papel da comunicação sonora nos videogames para além de um mero adendo à predominante comunicação visual. Por ser uma mídia videocêntrica (cujo foco é utilização da visão para captação de informações por meio de uma tela eletrônica/digital do tipo ecrã), e consequentemente visocêntrica (refere-se à visão de maneira geral, não necessariamente por uma tela eletrônica/digital), o elemento sonoro geralmente é subestimado enquanto componente das linguagens utilizadas nos games, inclusive em seu aproveitamento narrativo. Mais do que apenas evocar emoções, transmitir informações e dar vida a personagens por meio de vozes, os sons são fundamentais para fornecer feedback ao jogador e contribuir para a sua imersão, tornar o universo virtual mais verossímil, gerar expectativas, suscitar respostas e reações, além de contribuírem para o engajamento interativo, proporcionarem mecânicas de jogo (os procedimentos, as interações e as regras de um jogo) específicas, permitirem acessibilidade a pessoas com deficiências visuais e motoras e serem parte inerente da estética do game. Neste estudo, buscou-se identificar de que maneiras a comunicação sonora é capaz de atingir tais objetivos nos games, com levantamentos teóricos e análises das técnicas utilizadas, antecedidos pelas áreas de conhecimento utilizadas como embasamento metodológico e referencial teórico na pesquisa: Sonologia, Cinema, Narratologia e Design de Jogos; pela apresentação da definição de jogo por importantes autores (Johann Huizinga, Roger Caillois, Jesse Schell, Katie Salen e Eric Zimmerman, Jesper Juul e Aspen Aarseth), seguida por uma definição própria de jogo e apresentação de seus tipos; apresentação da definição de videogame, suas origens, a história da utilização dos sons nos games, abordagem sobre a questão da predominância da visualidade nos games, exame de suas principais características e explanação do conceito de audiogame; levantamento de definições de narrativa por autores selecionados seguida de uma definição própria, abordagem da ideia de conflito e o papel da narrativa nos games; apresentação dos usos da comunicação sonora nos games, o conceito de diegese e os tipos de sons utilizados; e por fim, um levantamento sobre os principais recursos de áudio utilizados em games
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Abstract: An interdisciplinary study of sound communication in narrative games seeks to investigate the role of sound communication in video games beyond a mere addition to the predominant visual communication. Because it is a videocentric media (whose focus is the use of vision to capture...
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Abstract: An interdisciplinary study of sound communication in narrative games seeks to investigate the role of sound communication in video games beyond a mere addition to the predominant visual communication. Because it is a videocentric media (whose focus is the use of vision to capture information through an electronic/digital screen), and consequently visocentric (refers to vision in general, not necessarily through an electronic/digital screen), the sound element is generally underestimated as a component of the languages used in games, including in their narrative use. More than just evoking emotions, transmitting information and bringing characters to life through voices, sounds are fundamental to provide feedback to the player and contribute to their immersion, make the virtual universe more believable, generate expectations, provoke responses and reactions, in addition to contributing to interactive engagement, providing specific game mechanics (the procedures, interactions, and rules of a game, which establish the goal, how players can achieve it, and what happens while they trying it), allow accessibility to people with visual and motor impairments and be an inherent part of the game’s aesthetics. In this study, we sought to identify the ways in which sound communication is able to achieve such goals in games, with theoretical surveys and analysis of the techniques used, preceded by the areas of knowledge used as a methodological basis and theoretical reference in the research: Sonology, Cinema, Narratology and Game Design; by the presentation of the definition of game by important authors (Johann Huizinga, Roger Caillois, Jesse Schell, Katie Salen and Eric Zimmerman, Jesper Juul and Aspen Aarseth), followed by a proper definition of game and presentation of its types; presentation of the definition of videogame, its origins, the history of the use of sounds in games, approach to the issue of the predominance of visuals in games, examination of its main characteristics and explanation of the concept of audiogame; survey of narrative definitions by selected authors followed by their own definition, approach to the idea of conflict and the role of narrative in games; presentation of the uses of sound communication in games, the concept of diegesis and the types of sounds used; and finally, a survey on the main audio resources used in games
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Um estudo interdisciplinar sobre a comunicação sonora em games narrativos [recurso eletrônico] = An interdisciplinary study of sound communication in narrative games
Leonardo José Porto Passos
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Leonardo José Porto Passos