A educação segundo o princípio da natureza em Jean-Jacques Rousseau
Rodolfo de Souza
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP So89e
[Education according to the principle of nature in Jean-Jacques Rousseau]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (113 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Renê José Trentin Silveira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho, de cunho filosófico, histórico e interpretativo, visa a analisar a educação segundo o princípio da natureza, como apresenta o filósofo Jean-Jacques Rousseau em seu livro Emílio ou Da Educação. Para isso, investigou-se as três educações ou mestres, como Rousseau as...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho, de cunho filosófico, histórico e interpretativo, visa a analisar a educação segundo o princípio da natureza, como apresenta o filósofo Jean-Jacques Rousseau em seu livro Emílio ou Da Educação. Para isso, investigou-se as três educações ou mestres, como Rousseau as define: a educação da natureza, das coisas e dos homens. No primeiro capítulo deste trabalho, precisou-se entender a concepção de princípio educativo em Rousseau e como essa proposta se diferencia da tradição filosófica-educacional do autor. Também se examinou o princípio de partida do Emílio, seu estudo e compreensão da criança e da infância. No segundo capítulo, procurou-se entender o que consiste na definição de natureza, natureza humana e porque ela se estabelece como um princípio educativo para a formação do homem e guia das demais educações. Por fim, no terceiro capítulo deste trabalho, concentrou-se no exame da "educação das coisas", dos "homens" e na "educação feminina. No exame do segundo mestre, as coisas, se analisou em quais períodos da infância essa educação ocorre, como ela é definida e o que, de fato, ela objetiva no Emílio. Em seguida, examinou-se a educação dos homens, período que parte da adolescência à fase adulta. Por fim, este trabalho averiguou o princípio da natureza na educação feminina como Rousseau o define no Emílio ao instituir uma educação para a mulher completamente oposta à educação do homem
Ver menos
Abstract: The present work, of philosophical, historical and interpretative, aims to analyze education according to the principle of nature as presented by the philosopher Jean-Jacques Rousseau in his book Emilio or On Education. For that, we investigated the three educations or masters, as Rousseau...
Ver mais
Abstract: The present work, of philosophical, historical and interpretative, aims to analyze education according to the principle of nature as presented by the philosopher Jean-Jacques Rousseau in his book Emilio or On Education. For that, we investigated the three educations or masters, as Rousseau defines them: the education of nature, of things and of men. In the first chapter of this work, it was necessary to understand Rousseau's conception of an educational principle and how this proposal differs from the author's philosophical-educational tradition. Also examined was the starting principle of Emilio, his study and understanding of the child and childhood. In the second chapter, we sought to understand what constitutes the definition of nature, human nature and why it is established as an educational principle for the formation of man and guide for other educations. Finally, in the third chapter of this paper, he focused on examining the education of things, of men and of female education. In the second master's exam, the things, it was also analyzed in which periods of childhood this education occurs, how it is defined and what it actually aims at Emilio. Then, the education of men was examined, a period from adolescence to adulthood. Finally, this work investigated the principle of nature in female education as Rousseau defines it in Emilio by instituting an education for woman that is completely opposite to the education of man
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
A educação segundo o princípio da natureza em Jean-Jacques Rousseau
Rodolfo de Souza
A educação segundo o princípio da natureza em Jean-Jacques Rousseau
Rodolfo de Souza