A cor e o corpo : uma história feminista do samba e do carnaval no Rio de Janeiro
Maria Clara Martins Cavalcanti
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C314c
[The color and the body]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (191 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Luana Saturnino Tvardovskas
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Este trabalho se dedica a analisar as disputas presentes na produção musical e na história do samba e das músicas de carnaval no Rio de Janeiro, em diálogo com as reflexões empreendidas pela crítica feminista à cultura. Para isso, refletimos acerca dos discursos sobre as mulheres presentes...
Ver mais
Resumo: Este trabalho se dedica a analisar as disputas presentes na produção musical e na história do samba e das músicas de carnaval no Rio de Janeiro, em diálogo com as reflexões empreendidas pela crítica feminista à cultura. Para isso, refletimos acerca dos discursos sobre as mulheres presentes em algumas das marchinhas carnavalescas mais populares na cidade. Do ponto de vista histórico, busca-se compreendê-las como parte de uma formação discursiva composta por - e em relação com - outros objetos, como os textos literários e sociológicos, analisando o racismo e o sexismo atravessados pela questão da mestiçagem cultural. No investimento desta análise, torna-se fundamental, ainda, investigar a forma como o imaginário sobre a raça, o gênero e a democracia racial atravessa esses discursos musicais, metaforizados nos corpos das mulheres. Além disso, é de interesse desta dissertação discutir a tensão constante entre a insistente tematização das mulheres como personagens das canções e sua invisibilização enquanto autoras/compositoras, sob a luz das discussões em torno da autoria feminina presentes em Ana Carolina Arruda de Toledo Murgel e Luana Saturnino Tvardovskas. Nesse sentido, este trabalho caminha junto à concepção de imbricamento entre raça e gênero, pensada a partir das discussões em torno das relações de poder presentes em Michel Foucault e nas teorias críticas feministas de autoras como Lélia Gonzalez, Margareth Rago e Sueli Carneiro
Ver menos
Abstract: This work is dedicated to analyzing the disputes present in the musical production and in the history of samba and carnival music in Rio de Janeiro, relating it to the reflections provided by the feminist critic to culture. In order to do so, we speculate over the speeches about women...
Ver mais
Abstract: This work is dedicated to analyzing the disputes present in the musical production and in the history of samba and carnival music in Rio de Janeiro, relating it to the reflections provided by the feminist critic to culture. In order to do so, we speculate over the speeches about women present in some of Rio's most popular carnival songs. From a historical point of view, this paper seeks to understand such songs as part of a discursive formation, composed of - and in relation to - other objects, such as literary and sociological writings, analyzing racism and sexism crossed by the issue of cultural miscegenation. While investing in this analysis, it is also essential to investigate how the imaginary about race, gender and racial democracy crosses these musical discourses, metaphorized as the bodies of women. Furthermore, it is of interest in this paper to discuss the constant tension between the insistent thematization of women as characters in the songs and their invisibility as authors / composers, in the light of the discussions around the female authorship present in Ana Carolina Arruda de Toledo Murgel and Luana Saturnino Tvardovskas. In this regard, the paper follows the concept of overlapping between race and gender, conceived from the discussions around power relations presented by Michel Foucault and in the critical feminist theories of authors such as Lélia Gonzalez, Margareth Rago and Sueli Carneiro
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Tvardovskas, Luana Saturnino, 1983-
Orientador
Magalhães, Lívia Gonçalves
Avaliador
A cor e o corpo : uma história feminista do samba e do carnaval no Rio de Janeiro
Maria Clara Martins Cavalcanti
A cor e o corpo : uma história feminista do samba e do carnaval no Rio de Janeiro
Maria Clara Martins Cavalcanti