Síndrome de Burnout em professores do ensino básico [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C319s
[Burnout Syndrome in basic education teachers]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (78 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Sérgio Roberto de Lucca
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Resumo: A Síndrome de Burnout (SB) é uma doença resultante de estresse laboral crônico, determinado por fatores psicossociais e organizacionais do trabalho e atingem os/as trabalhadores/as de diferentes profissões ou ocupações, inclusive os/as professores/as. A SB é composta por três dimensões:...
Resumo: A Síndrome de Burnout (SB) é uma doença resultante de estresse laboral crônico, determinado por fatores psicossociais e organizacionais do trabalho e atingem os/as trabalhadores/as de diferentes profissões ou ocupações, inclusive os/as professores/as. A SB é composta por três dimensões: exaustão emocional (EE), despersonalização (DE) e realização profissional (RP). Esta pesquisa é um estudo epidemiológico de corte transversal, de abordagem quantitativa, e tem como objetivo verificar a prevalência da SB e suas respectivas dimensões em professores/as da rede básica de ensino, e as associações dos fatores psicossociais e organizacionais do trabalho e características individuais dos docentes que podem estar interferindo para o risco da SB. Participaram do estudo 107 professores de escolas estaduais do município de Sorocaba que exerciam o cargo de docente na carreira pública há mais de um ano. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram: "Maslach Burnout Inventarie- Educators Survey" (MBI-ES), para verificar os sintomas compatíveis com a SB; um formulário biopsicossocial, para identificar as características sociodemográficas dos professores e os fatores psicossociais e organizacionais do trabalho que podem influenciar no desenvolvimento de burnout. Foram analisadas as associações entre as variáveis e as dimensões da Síndrome através do teste qui-quadrado de Pearson. Todas as análises foram feitas no programa estatístico SPSS 25.0, adotando nível de significância de 5%. A prevalência da SB foi de 4,7%, sendo que 29% apresentaram alta EE, 33,6% alta DE e 18,7% baixa RP. Foram observadas associações positivas entre fatores como infraestrutura ruim das salas de aula, falta de reconhecimento pela sociedade e pelos alunos, insatisfação com o trabalho, falta de oportunidades para o crescimento profissional e as situações de assédio com as dimensões de burnout. A partir dos resultados encontrados neste estudo, sugere-se considerar as associações destacadas entre as ações prioritárias na prevenção da Síndrome de Burnout
Abstract: Burnout Syndrome (BS) is a disease resulting from chronic labor stress, determined by psychosocial and organizational factors at work, which affects workers from different areas, including teachers. The BS is characterized by three dimensions: emotional exhaustion (EE), depersonalization...
Abstract: Burnout Syndrome (BS) is a disease resulting from chronic labor stress, determined by psychosocial and organizational factors at work, which affects workers from different areas, including teachers. The BS is characterized by three dimensions: emotional exhaustion (EE), depersonalization (DE) and professional achievement (PA). This research is an epidemiological cross-sectional study, with a quantitative approach, which aims to verify the prevalence of BS and their respective dimensions in primary school teachers, the associations of psychosocial and organizational factors at work and the individual characteristics of teachers who may be interfering for the risk of BS. A total of 107 teachers from state schools in the Sorocaba’s city participated in the study, who had been teaching in the public career for over a year. The instruments used for data collection were: "Maslach Burnout Inventory- Educators Survey" (MBI-ES), to verify symptoms compatible with BS. and a biopsychosocial form, to identify the sociodemographic characteristics of teachers and the psychosocial and organizational factors of work that can influence the development of burnout. The associations between variables and dimensions were analyzed of BS through the Pearson chi-square test. All analyzes were performed using the statistical program SPSS 25.0, adopting a significance level of 5%. The prevalence of BS was 4.7%, with 23.4% showing high EE, 20.6% high DE and 29% low PA. There were positive associations between factors such as poor classroom infrastructure, lack of recognition by society, by students by the institution and teach, lack of opportunities for professional growth and situations of harassment with the dimensions of burnout. Based on the results found in this study, it is suggested to consider the highlighted associations between priority actions in the prevention of Burnout Syndrome
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