Campanha da Fraternidade [recurso eletrônico] : uma política da Igreja Católica para o Brasil
TESE
Português
T/UNICAMP N922c
[Fraternity Campaign]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (183 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Agueda Bernardete Bittencourt, Rodrigo Ferreira Toniol
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O propósito desta tese é entender a Campanha da Fraternidade como sendo uma campanha católica de cunho político e pedagógico que acontece, especialmente, durante o tempo quaresmal. Tomamos como objeto de pesquisa a Arquidiocese de São Paulo e a maneira como dois de seus arcebispos, os...
Resumo: O propósito desta tese é entender a Campanha da Fraternidade como sendo uma campanha católica de cunho político e pedagógico que acontece, especialmente, durante o tempo quaresmal. Tomamos como objeto de pesquisa a Arquidiocese de São Paulo e a maneira como dois de seus arcebispos, os Cardeais Agnelo Rossi e Paulo Evaristo Arns, aplicaram suas pedagogias episcopais naquele território. Com tal proposta, pesquisamos os textos-base, temas, lemas e cartazes de orientação das Campanhas (1964/1985) e que configuram o principal material distribuído ao clero para uso nas paróquias. Atas de reuniões, declarações, artigos publicados na grande imprensa e no jornal arquidiocesano O São Paulo também constituem o corpo documental da tese. Examinamos especialmente as Mensagens aos fiéis, as Palavras do Arcebispo, as Alocuções do Arcebispo, Comentários sobre os acontecimentos nacionais, os Documentos escritos pelos bispos durante seus respectivos governos episcopais, os Pronunciamentos e Exortações aos fiéis a respeito das Campanhas e as Homilias durante a Quaresma e na Páscoa. Como resultados, encontramos uma pedagogia que oscila, tal como pêndulo, entre polos mais progressistas e mais conservadores. Este pêndulo está fixado em um eixo pedagógico, formado por três campos: a Tradição Apostólica, a Sagrada Escritura e o Magistério. Esta investigação levou-nos a concluir que a Instituição Católica é um espaço de disputas de narrativas, de poder, de verdades e seus agentes estão constantemente em uma busca pela legitimidade de seus discursos
Abstract: The purpose of this thesis is to understand the Fraternity Campaign as a Catholic campaign of a political and pedagogical nature that takes place particularly during Lent. The site of our research was the Archdiocese of São Paulo and the way in which two of its archbishops, Cardinals...
Abstract: The purpose of this thesis is to understand the Fraternity Campaign as a Catholic campaign of a political and pedagogical nature that takes place particularly during Lent. The site of our research was the Archdiocese of São Paulo and the way in which two of its archbishops, Cardinals Agnelo Rossi and Paulo Evaristo Arns, applied their episcopal pedagogies in that territory. We examined the base-texts, themes, mottos and posters of the Campaigns (1964/1985) that configure the main material distributed to the clergy for use in parishes. Minutes of meetings, statements, articles published in the mainstream press, and in the archdiocesan newspaper O São Paulo add to the documentary body of the thesis. We paid particular attention to the Messages to the faithful, the Words of the Archbishop, the Addresses of the Archbishop, Comments on national events, Documents written by the Archbishops during their respective episcopal governments, and the Pronouncements and Exhortations to the faithful regarding the Campaigns and the Homilies during Lent and at Easter. As a result of these investigations, we find a pedagogy that oscillates like a pendulum between more progressive and more conservative poles. This pendulum is fixed to a pedagogical axis formed by three fields: Apostolic Tradition, Sacred Scripture and Magisterium. The conclusions also revealed a Catholic Institution, politically, as a space of constant struggle between its agents for control of narratives, legitimacy, and power
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