Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/9290
Type: Artigo de periódico
Title: Use of optical aids by visually impaired students: social and cultural factors
Title Alternative: Uso de auxílios ópticos por escolares com deficiência visual: fatores socioculturais
Author: Monteiro, Gelse Beatriz Martins
Temporini, Edméa Rita
Carvalho, Keila Monteiro de
Abstract: PURPOSE: To identify conceptions, social and cultural factors regarding the use of optical aids by visually impaired students and to present information to health and educational professionals. METHODS: Qualitative research using spontaneous theater (interactive theater modality based on improvisation) as research instrument. To analyze data, an adapted form of the collective subject discourse technique - procedures for organization of verbal data - was applied. Scenes, gestures, expressions, silences and behaviors were added to the original proposal. The study population included all visually impaired students from elementary public schools, aged 10 to 14 years who attended a resource room in a São Paulo state city. The students were examined at a university low vision service. RESULTS: Little knowledge about the impairment and difficult adaptation to use of optical aids were identified. The students' behavior showed denial of own problems, discomfort on public use of aids and lack of participation in own health decisions. CONCLUSION: Analysis through spontaneous theater session allows the professional to gather information which is not possible to acquire in the health assistance atmosphere. Needs, difficulties and barriers the users found before the prescribed treatment were identified.
OBJETIVO: Identificar concepções e verificar aspectos socioculturais a respeito do uso de auxílios ópticos por escolares deficientes visuais e oferecer informações a profissionais das áreas de saúde e educacional. MÉTODOS: Utilizou-se pesquisa qualitativa mediante aplicação da técnica do teatro espontâneo - modalidade de teatro interativo, de improviso, construído a partir de histórias contadas pelos participantes. Para análise das informações colhidas, foi adaptada a técnica de análise do discurso do sujeito coletivo, conjunto de procedimentos de organização de dados discursivos de natureza verbal. Por se tratar de técnica psicodramática foram consideradas não somente as informações verbais, mas também as cênicas, que incluem gestos, expressões, silêncios e comportamentos. A população estudada constituiu-se da totalidade de escolares deficientes visuais, com idades entre 10 e 14 anos completos, inseridos no sistema público de ensino, que recebiam apoio pedagógico em sala de recursos para deficientes visuais da cidade de Santa Bárbara d'Oeste (SP), no período da pesquisa. Os sujeitos foram previamente examinados em Serviço de Visão Subnormal de Hospital Universitário. RESULTADOS: Foram identificados conhecimentos insuficientes sobre a própria deficiência e dificuldade de adaptação ao uso dos auxílios ópticos. Na observação de comportamentos, verificou-se desconforto no uso dos auxílios ópticos em público, negação da deficiência visual e falta de participação nas decisões sobre tratamentos para sua própria saúde. CONCLUSÃO: A análise de sessões de teatro espontâneo permitiu identificar necessidades, dificuldades e barreiras encontradas pelos sujeitos na efetivação dos tratamentos a eles prescritos, assim como concepções e comportamentos que dificilmente se revelam no ambiente de assistência à saúde.
Subject: Baixa visão
Recursos audiovisuais
Fatores culturais
Psicodrama
Estudantes
Saúde do adolescente
Vision, low
Audiovisual aids
Cultural factors
Psychodrama
Students
Teen health
Editor: Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S0004-27492006000400009
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492006000400009
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492006000400009
Date Issue: 1-Aug-2006
Appears in Collections:Artigos e Materiais de Revistas Científicas - Unicamp

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
S0004-27492006000400009.pdf79.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.