Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/83396
Type: Artigo de periódico
Title: A formação do enfermeiro para o cuidado na atenção básica à saúde
Title Alternative: La formación del enfermero para el cuidado en la atención básica a la salud
Educating a nurse for basic health care
Author: Takeda, Elisabete
Otani, Márcia Padovan
Rezende, Kátia Alves
Chirelli, Mara Quaglio
Tonhom, Sílvia Franco da Rocha
Nunes, Cássia Regina Rodrigues
Abstract: This work aims at describing the experience of the 1st grade class in the Nursing Course at the Faculty of Medicine of Marília (FAMEMA) in 2002. In 1998, a new Political-Pedagogical Project (PPP) was started aiming at educating a critical and reflexive professional, capable of teamwork, by promoting nursing care in a humane way. An integrated curriculum and the problematisation methodology were adopted as strategies to implement the PPP, tailoring education to the job market. Among the competencies to be developed toward basic health care, they employed a strategy to integrate 1st and 2nd grade classes in a microarea by applying the MAPP technique.
O presente trabalho pretende relatar a experiência desenvolvida durante o ano de 2002, na 1ª série do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). A partir de 1998 iniciou-se um novo Projeto Político-Pedagógico (PPP) que tem como objetivo formar um profissional generalista, crítico e reflexivo, capaz de trabalhar em equipe, promovendo cuidados de enfermagem de forma humanizada. Adotou-se como estratégias para implementação do PPP o currículo integrado e a Metodologia da Problematização, articulando a formação ao mundo do trabalho. Dentre as competências a serem desenvolvidas para atuarem na atenção básica à saúde, utilizou-se como estratégia a integração entre 1ª e 2ª séries em uma micro-área, aplicando a técnica do MAPP.
El presente trabajo pretende relatar la experiencia desarrollada durante el 2002, en la 1ª serie del Curso de Enfermería de la Facultad de Medicina de Marília. En 1998 empezó un nuevo Proyecto Político-Pedagógico (PPP) que tiene como objetivo formar un profesional generalista, crítico y reflexivo, capaz de trabajar en equipo y promover cuidados de enfermería de forma humanizada. Se adoptó como estrategia para implementar el PPP el currículo integrado y la Metodología de la Problematización, articulando la formación al mundo del trabajo. Entre las competencias que se deben desarrollar para que el enfermero actúe en la atención básica a la salud, se utilizó hacer una integración entre la 1ª y la 2ª series en una micro área,S0034-71672010000100013 aplicando la técnica del MAPP.
Subject: educação
educação em enfermagem
currículo
atenção básica à saúde
education
nursing education
curriculum
basic health care
Editor: Associação Brasileira de Enfermagem
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S0034-71672004000200023
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672004000200023
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000200023
Date Issue: 1-Apr-2004
Appears in Collections:Artigos e Materiais de Revistas Científicas - Unicamp

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
S0034-71672004000200023.pdf26.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.