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Type: Artigo de periódico
Title: A questão curricular para o plano de formação em Saúde Coletiva: aspectos teóricos
Title Alternative: The curricular issue for academic training plan in Public Health: theoretical aspects
Author: Nunes, Everardo Duarte
Nascimento, Juliana Luporini do
Barros, Nelson Filice de
Abstract: The article analyses the literature on curriculum and its impact on the field of public health. This analysis aims to locate the specific lines of theoretical developments of the curriculum in order to establish a theoretical framework and conceptual study to the curricula of public health in graduate courses. The main source of data is bibliographic, national and international. It was concluded that the formulation of a 'curriculum as fact' and a 'curriculum as practice' is interesting as starting point for analyzing the structure and process of formation of the curricula of graduate health courses. Other points concern the need to formalize that the curriculum should be based on a framework to define the characteristics that distinguish the contents and methodology of the areas, classically known as social science, epidemiology and planning. On the other hand, establishing a framework that supports inclusion of new areas and which parameters are established between the curriculum of undergraduate and postgraduate studies in public health.
Neste trabalho, apresentamos uma revisão da literatura sobre a questão curricular e seus desdobramentos para o campo da Saúde Coletiva. Esta análise tem como objetivos específicos situar as linhagens teóricas da análise dos currículos, a fim de estabelecer um quadro de referência teórico-conceitual para o estudo dos currículos da Saúde Coletiva nos cursos de pós-graduação stricto sensu. A principal fonte de dados é bibliográfica, nacional e internacional. Concluímos que as formulações de um currículo como fato e de um currículo como prática são interessantes como ponto de partida para se analisar a estrutura e o processo de constituição dos planos dos cursos de pós-graduação em saúde. Outros pontos referem-se à necessidade de que, ao formalizar a grade curricular, devemos apoiá-la num quadro de referência e definir as características que particularizam os conteúdos e metodologias das áreas, classicamente denominadas de ciências sociais, epidemiologia e planejamento. Mas, também, estabelecer os referenciais que sustentam a inclusão de novas áreas e os parâmetros que dão sustentação ao currículo de graduação e de pós-graduação em Saúde Coletiva.
Subject: Currículo
Currículo como fato
Currículo como prática
Saúde coletiva
Pós- graduação
Curriculum
Curriculum as fact
Curriculum as practice
Public health
Post-graduate studies
Editor: ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S1413-81232010000400009
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000400009
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000400009
Date Issue: 1-Jul-2010
Appears in Collections:Artigos e Materiais de Revistas Científicas - Unicamp

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