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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Existe 'universidade' em pajubá? : transições e interseccionalidades no acesso e permanência de pessoas trans*
Title Alternative: Is there 'university' in pajubá? : transitions and intersectionalities in the access and permanence of trans* people
Author: Iazzetti, Brume Dezembro, 1997-
Advisor: Facchini, Regina, 1969-
Abstract: Resumo: A última década foi marcada por passagens importantes no acesso de pessoas trans* no ensino superior. Embora tais ações se revistam de fragilidades, além de manter estreita interdependência com medidas de promoção de permanência, delimitam um cenário novo: as primeiras pessoas trans* que utilizaram o nome social nos exames para ingresso no ensino superior começam a finalizar seus cursos, algumas delas seguem carreira acadêmica e diversos programas de graduação e pós-graduação estendem suas ações afirmativas para pessoas trans*. A pesquisa busca se atentar às questões de acesso e permanência de estudantes trans* no ensino superior público brasileiro, observando, sob uma perspectiva interseccional, dinâmicas políticas, epistemológicas e afetivas nas transições de tais corpos e histórias entre redes estatais, acadêmicas e ativistas. Desse modo, procura atentar-se a) ao mapeamento e historicidade desses percursos legais e seus meandros práticos, considerando suas nuances e dobras; b) às estratégias de agenciamentos individuais e coletivos, tanto na universidade em sua multiplicidade interna quanto em sua inserção em redes mais amplas, tendo em vista seus limites e desafios e c) às categorias e debates mobilizados nos relatos de estudantes trans* no cotidiano nesse (e além desse) espaço. Para tanto, esta etnografia pretende articular análise documental e quantitativa, entrevistas com estudantes de graduação e pós-graduação e observação em eventos organizados por/para pessoas trans*

Abstract: The past decade has been marked by important changes in the entrance of trans* people in higher education. Although such actions are coated with fragilities, in addition to maintaining close interdependence with measures to guarantee their presence, they delimit a new scenario: the first trans* people using the "social name" Brazilian policy [nome social] in their exams to enter higher education are now finishing their courses, some of them are following an academic career, and several Undergraduate and Graduate Programs in the country extend their affirmative action to trans* people. The research seeks to consider the issues of access and permanence of trans* students in Brazilian public higher education, observing, from an intersectional perspective, political, epistemological and affective dynamics in the transitions of such bodies and histories between state, academic and activist networks. Thus, it seeks to be attentive to a) the mapping and historicity of these legal paths and their practical peculiarities, considering their nuances and folds; b) the strategies of individual and collective agency, both in the university in its internal multiplicity and its insertion in broader networks, given its limits and challenges and c) the categories and debates mobilized in the stories of trans* students in their daily life within (and beyond) this space. To this end, this ethnography intends to articulate documental and quantitative analysis, interviews with Undergraduate and Graduate students and observation at events organized by/for trans people*
Subject: Programas de ação afirmativa
Pessoas transgênero
Movimentos sociais
Interseccionalidade
Ensino superior
Identidade de gênero
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: IAZZETTI, Brume Dezembro. Existe 'universidade' em pajubá?: transições e interseccionalidades no acesso e permanência de pessoas trans*. 2021. 1 recurso online (311 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP.
Date Issue: 2021
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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