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Type: Artigo
Title: Como analisar o métier do professor alfabetizador? contribuições teórico-metodológicas da perspectiva histórico-cultural e da clínica da atividade
Title Alternative: How to analyze the literacy teacher's metier? theoretical-methodological contributions from the historicalcultural perspective and the clinic of activity
Author: Nogueira, Ana Lúcia Horta
Abstract: A partir de pesquisa realizada com professoras alfabetizadoras, o artigo problematiza a articulação das instâncias de pesquisa, intervenção e formação profissional, como lócus de desenvolvimento profissional. Com o objetivo de discutir como os recursos de ensino – instrumentos técnico-semióticos mediadores – são organizados pelo professor, foram realizadas 28 atividades com o grupo de professoras, incluindo sessões de observação, entrevistas e reuniões individuais, em duplas e coletivas. As atividades propostas às professoras foram pautadas por procedimentos da Clínica da Atividade e, dadas as particularidades da situação de pesquisa na escola, os procedimentos foram adaptados e transformados, mantendo os princípios básicos do referencial – instaurar o diálogo sobre situações concretas de trabalho, tendo em vista a (re)elaboração do métier e a ampliação do poder de agir do professor alfabetizador
metadata.dc.description.abstractalternative: Considering research carried out with literacy teachers, the article problematizes the articulation of the instances of research, intervention, and professional training, as locus of professional development. In order to discuss how the teaching resources are organized by the teacher - technical-semiotic mediating instruments - twenty-eight activities were developed with the group, including observation sessions, interviews, individual, in pairs and collective meetings. The activities proposed to the teachers were guided by the Clinic of Activity procedures and, given the particularities of the research situation at the school, the procedures were adapted and transformed, maintaining the basic principles of the referential - to establish the dialogue on concrete work situations, taking into account the (re)elaboration of the metier and the expansion of the power of action of the literacy teacher
Subject: Professores alfabetizadores
Country: Brasil
Editor: Universidade São Francisco/Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.24933/horizontes.v39i1.1266
Address: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1266
Date Issue: 2021
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