Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/361176
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Alessandra Aparecida Viveiropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online ( 147 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleVegetarianismo e veganismo na educação : investigação de experiências no contexto escolar brasileiro = Vegetarianism and veganism in education : investigation of experiences in the Brazilian school contextpt_BR
dc.title.alternativeVegetarianism and veganism in education : investigation of experiences in the Brazilian school contextpt_BR
dc.contributor.authorMarques, Núria Araújo, 1995-pt_BR
dc.contributor.advisorViveiro, Alessandra Aparecida, 1980-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Fisica Gleb Wataghinpt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subjectVeganismopt_BR
dc.subjectVegetarianismopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subject.otherlanguageVeganismen
dc.subject.otherlanguageVegetarianismen
dc.subject.otherlanguageSchoolsen
dc.description.abstractResumo: O vegetarianismo e o veganismo iniciaram-se desde os tempos remotos e foram ressignificados ao longo dos anos. O vegetarianismo consiste em um regime alimentar e o veganismo um estilo de vida que busca eliminar, na medida do possível e praticável, todas as formas de crueldade e exploração contra os animais. Para um e outro, a alimentação se constitui como importante aspecto. Atualmente, ambos os movimentos vêm ganhando cada vez mais visibilidade, espaço e adeptos na sociedade contemporânea. Deste modo, a escola não está ausente das influências do vegetarianismo e veganismo. Com base nesses pressupostos, desenvolvemos uma pesquisa que tem por objetivo identificar, caracterizar e discutir como os movimentos vegetariano e vegano são incorporados nas escolas e nos sistemas educacionais brasileiros, com foco para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, fizemos um levantamento de produções científicas e midiáticas nas redes sociais Facebook e Instagram, além das páginas eletrônicas da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), Sociedade Vegana e do portal Vista-se, que intitula-se o maior portal vegano da América Latina, almejando prospectar experiências relacionadas à temática de interesse. Na sequência, coletamos documentos sobre as escolas e os sistemas educacionais públicos e privados identificados durante as buscas, que foram analisados para caracterização e discussão sobre cada uma das experiências evidenciadas. Como resultado de análise, constatou-se três tipos de práticas: vegetarianismo e veganismo como alimentação servida aos estudantes; alimentação como oportunidade de estudo sobre a temática com as crianças; o movimento vegano como emancipação e modificação social para um mundo justo e igualitário para todos e todas. Acreditamos que um envolvimento maior com os valores do veganismo, para além da alimentação, possui potencial transformador rumo a uma nova racionalidade que viabilize consciência crítica e contribua na modificação da realidade.pt
dc.description.abstractAbstract: Vegetarianism and veganism have existed since ancient times and have been reframed over the years. Vegetarianism consists in a food diet and veganism in a way of living that tries to eliminate, as much as possible, all the cruelty and exploration against the animals. For both of them, food is the main aspect. Nowadays, both movements have been gaining more visibility and supporters in contemporary society. Therefore, school is also impacted by the influences of vegetarianism and veganism. Based on that, a research was developed with the intent of characterizing and discussing how the vegetarian and vegan movements are inserted in Brazilian schools and educational systems, focused on Childhood Education and Elementary School. To do that, an investigation was carried out seeking for scientific and midiatic production on Facebook and Instagram, besides websites of Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), Vegan Society and Vista-se, this last one entitles itself as the greatest vegan website of Latin America. Hereafter, documents about schools and educational systems, public and private, identified during the research were collected and analyzed to characterize and discuss each of the experiences. As a result of the analysis, it was observed three kinds of practices: vegetarianism and veganism as food for children; food as an opportunity to study with children; the vegan movement as social emancipation and transformation aiming for an equal and fair world to everybody. We believe that a greater involvement with vegan values, besides food, has the transforming potential towards a new rationality that allows critical thinking and contributes to a shift in reality.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationMARQUES, Núria Araújo. Vegetarianismo e veganismo na educação : investigação de experiências no contexto escolar brasileiro = Vegetarianism and veganism in education : investigation of experiences in the Brazilian school context . 2020. 1 recurso online ( 147 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/361176. Acesso em: 27 mai. 2021.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.description.degreenameMestra em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameZancul, Maria Cristina de Senzipt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameTonso, Sandropt_BR
dc.date.defense2020-11-19T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber08-P-3442/2019pt_BR
dc.date.available2021-05-27T10:23:28Z-
dc.date.accessioned2021-05-27T10:23:28Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-27T10:23:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marques_NuriaAraujo_M .pdf: 1984335 bytes, checksum: 04ddf859fec52cd7da8b8c5b62dada61 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/361176-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marques_NuriaAraujo_M .pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.