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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Implantação de projeto de melhoria contínua em ambulatório de transplante hepático utilizando a metodologia Lean
Title Alternative: Continuous improvement project implementation in liver transplantation outpatient clinic using Lean Methodology
Author: Lot, Luciana Teixeira, 1979-
Advisor: Ataide, Elaine Cristina de, 1978-
Abstract: Resumo: As discussões sobre melhoria contínua, através das ferramentas da filosofia Lean, mostram como a gestão nos serviços de saúde pode ser impactada diretamente. A saúde no Brasil é uma das necessidades sociais mais urgentes de boas práticas e o pensamento enxuto é uma estratégia organizacional comprovadamente eficaz utilizada em vários países. O objetivo deste estudo foi desenvolver projeto de melhoria contínua, baseado na metodologia Lean no ambulatório de Transplante Hepático do Gastrocentro na UNICAMP, utilizando-se de abordagem qualiquantitativa. Trata-se de um estudo antes e depois. A observação direta do fluxo de atendimento ao paciente e entrevistas com os usuários do serviço e profissionais foram as fontes principais de dados. Um total de 51 pacientes foram acompanhados e avaliados em três etapas de medida, ou seja, 17 pacientes diferentes avaliados em cada tempo e, 7 entrevistas foram realizadas. As variáveis quantitativas foram analisadas através de testes paramétricos ANOVA e comparações múltiplas de Tukey e não paramétricos Kruskal-Wallis e comparações múltiplas de Dunn. A comparação das proporções de ocorrências encontradas na amostra foi realizada pelo teste z para duas proporções. Foi utilizado um nível de 5% de significância nas comparações. Os softwares utilizados foram XLSTAT e Minitab. Os dados qualitativos foram tratados seguindo a Teoria Fundamentada nos Dados. Os discursos foram analisados e validados em grupo de pesquisa específico para esta análise, gerando uma teoria sobre o atendimento. Consideráveis impactos no tempo de espera interno, externo e total foram observados após a melhoria sugerida, com reduções de 33,1%, 93,9% e 50,3% respectivamente. A gestão de processos no atendimento ambulatorial permitiu uma avaliação do que é realmente valor e o que é desperdício durante a atuação da equipe de saúde. Etapas desnecessárias foram eliminadas do fluxo de trabalho tornando-o mais eficiente e com menos esperas.

Abstract: Discussions on continuous improvement through the Lean philosophy show how health service management can be directly impacted. Health sector, in Brazil, is one of the most urgent social needs for good practices and lean thinking is a proven effective organizational strategy used in several countries. The objective of this study was to develop a continuous improvement project, based on the Lean methodology at the Liver Transplant Clinic, in Gastrocentro, at UNICAMP, using qualitative and quantitative approach. Direct observation of the patient care flow and interviews with costumers and professionals were the main source of data. A total of 51 patients were followed up and evaluated in three measurement steps. Quantitative variables were analyzed using parametric ANOVA tests, Tukey multiple comparisons, Kruskal- Wallis non-parametric tests and Dunn multiple comparisons. The comparison of the proportions of occurrences found in the sample was performed by the Z test for two proportions. A level of 5% was used in the comparisons. The software used were XLSTAT and Minitab. Qualitative data were treated according to the Grounded Theory. The speeches were analyzed and validated in a specific research group and a theory about the attendance was performed. Considerable impacts on internal, external and total lead time were observed after the suggested improvement with a decrease in 33,1%, 93,9% e 50,3%, respectively. The management of the processes in outpatient care allowed an assessment of what is really worth and what is waste during the performance of the health team. Unnecessary steps were eliminated from the workflow, making it more efficient and with less waiting.
Subject: Qualidade total
Eficiência organizacional
Gestão da qualidade total
Assistência ambulatorial
Fígado - Transplante
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: LOT, Luciana Teixeira. Implantação de projeto de melhoria contínua em ambulatório de transplante hepático utilizando a metodologia Lean . 2021. 1 recurso online ( 71 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP.
Date Issue: 2021
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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