Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/359309
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Narrativas de uma professora de bebês : a prática pedagógica em foco
Title Alternative: Narratives of a babies teacher : the pedagogical practice in focus
Author: Rodrigues, Silvia Maria Gasparini, 1986-
Advisor: Varani, Adriana, 1972-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender a constituição da professora de bebês a partir da reflexão do seu próprio trabalho pedagógico, em especial na relação com os(as) parceiros(as) e as crianças. Neste sentido, foi desenvolvida uma pesquisa narrativa das experiências do vivido (LIMA, GERALDI e GERALDI, 2015). O trabalho se justifica pela necessidade de priorizar os estudos que envolvam o contexto educativo da creche, principalmente no que diz respeito às especificidades das práticas pedagógicas. Também se fundamenta pela necessidade dos(as) professores(as) de bebês se reconhecerem como autores(as) do trabalho docente onde as experiências vividas sejam postas como objeto de estudo e investigação. Além disso, colabora para a construção de um campo de conhecimento deste nível de atuação docente, já que se trata de um contexto ainda pouco reconhecido como espaço de trabalho pedagógico. Historicamente os(as) professores(as) de bebês são aqueles(as) a quem a sociedade reconhece com o menor poder em relação a outros profissionais da área da Educação. Desta forma, são os(as) profissionais que tem as vozes menos escutadas, o que torna ainda mais legítima a necessidade de que as narrativas sejam vistas como objeto de reconhecimento das especificidades que envolvem a docência em creches. Sendo assim, pelas narrativas foram produzidos os dados da pesquisa, viabilizados pela vivência diária, o registro em diário de campo e em fotografias que captaram momentos considerados marcantes no que diz respeito às práticas pedagógicas com os bebês. Os dados foram sistematizados em um "caderno de narrativas" que por sua vez foi dividido em seis seções abrangendo temáticas e interlocuções teóricas sobre as especificidades do trabalho no berçário. Por fim, foram apresentadas as lições e conselhos provenientes da pesquisa, dentre eles a importância da relação de parceria entre a família e a creche que devem ser pautadas na empatia, respeito e diálogo; a docência com esta faixa etária que ocorre sempre de forma compartilhada e que é constituída por desafios, conflitos, mas também por um trabalho coletivo possível; a escuta atenta às manifestações dos bebês e o equilíbrio pelo qual perpassa o favorecimento ou não das diversas linguagens num contexto coletivo; a discussão sobre o gênero dos profissionais que atuam na Educação Infantil visto a necessidade de romper com a reprodução de estereótipos sexuais tradicionais e a formação permanente dos(as) professores(as) de bebês como indispensável e facilitadora das práticas que consideram os direitos das crianças pequenas. Deste modo, o presente estudo revela a complexidade da docência em creches e evidencia a possibilidade da formação da professora de bebês ocorrer a partir da reflexão da própria prática pedagógica.

Abstract: This research aims to understand the constitution of babies teacher from the reflection of their own pedagogical work, especially in the relationship with partners and children. In this sense, a narrative research of lived experiences was developed (LIMA, GERALDI and GERALDI, 2015). The work is justified by the need to prioritize studies that involve the educational context of day care, especially regarding the specificities of pedagogical practices. It is also based on the need, for babies teacher, to recognize themselves as authors of the teaching work where lived experiences are put as object of investigation. In addition, it contributes to the construction of a teaching performance knowledge level, which is still little recognized as a pedagogical workspace. Historically, baby teachers are those whom society recognizes as the least powered compared to other education professionals. Thus, it is the professionals who have the least heard voices, which makes the need for narratives to be seen as an object of recognition of the specificities that involve teaching in day care centers even more legitimate. Thus, through the narratives, the research data were produced, by the daily experience. Recording in a field diary and in photographs have shown moments considered remarkable regarding the pedagogical practices with the babies. The data were systematized in a "narrative notebook" which was divided into six sections covering thematic and theoretical interlocutions on the specificities of nursery work. Finally, the lessons and advice from the research were presented, among them the importance of the relationship between the family and the day care center that should be based on empathy, respect and dialogue; teaching for this age group, which is always shared and consists on challenges, conflicts, but also on a possible collective work; listening attentively to the babies' manifestations and the balance through which the favoring or not of the different languages in a collective context goes through; the discussion about the gender of professionals who work in Early Childhood Education and the necessity to break the reproduction of traditional sexual stereotypes and the permanent training of baby teachers as indispensable and facilitator of practices that consider small children's rights. Thus, the present study reveals the complexity of teaching in the nursery and highlights the possibility that babies teacher formation occurs from the reflection of the pedagogical practice itself.
Subject: Lactentes
Creches
Inquérito narrativo (Método de pesquisa)
Prática pedagógica
Formação de professores
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: RODRIGUES, Silvia Maria Gasparini. Narrativas de uma professora de bebês : a prática pedagógica em foco . 2020. 1 recurso online ( 192 p.) Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rodrigues_SilviaMariaGasparini_M .pdf3.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.