Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/359300
Type: Artigo
Title: Contextualizando a interdisciplinaridade: um estudo de caso na Universidade Federal do ABC
Title Alternative: Contextualizing interdisciplinarity: a case study at the Federal University of ABC
Author: Spinola, Luara
Almeida, Fabiana Carlos Pinto de
Menezes, Marilda Aparecida
Facó, Júlio Francisco Blumetti
Abstract: Nesta pesquisa contextualizamos a concepção de interdisciplinaridade na evolução de sua prática na Universidade Federal do ABC(UFABC), durante os dez primeiros anos de sua constituição. O trabalho é resultado de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, que analisou o projeto pedagógico de constituição do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da UFABC e fundamentado em autores que abordaram o tema da interdisciplinaridade com a visão de alguns dos principais docentes envolvidos nesta trajetória. As discussões tiveram como ponto de partida a observação de uma aula, ocorrida durante uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC, no terceiro quadrimestre de 2016. Verificamos que na trajetória da interdisciplinaridade na UFABC, houve a manutenção na flexibilidade curricular para as novas propostas pedagógicas que foram sendo construídas, contudo de acordo com análise dos documentos e discussões sobre o tema verificamos que há indícios de um distanciamento entre sua idealização e a realização de propostas interdisciplinares, mostrando uma aproximação de práticas multidisciplinares das ações implementadas
metadata.dc.description.abstractalternative: In this research we contextualize the interdisciplinarity concept in the evolution of its practice at the Federal University of ABC (UFABC), during the ten first years of its constitution. The work is the result of a case study with a qualitative approach that analyzed the pedagogical project of constitution of the Bachelor of Science and Technology (BC&T) of UFABC and proposed a discussion based on the main authors who approached the subject with the view of some of the main teachers involved in this trajectory. The discussions had as a starting point the observation of a class, which took place during a course of the UFABC Postgraduate Program in Humanities and Social Sciences, in the third quarter of 2016. We found that in the trajectory of interdisciplinarity at UFABC, curriculum flexibility was maintained for the new pedagogical proposals that were being built, however, according to the analysis of the documents and discussions on the topic, we verified that there are signs of a distance between its idealization and the realization of interdisciplinary proposals, showing an approximation of multidisciplinary practices of the implemented actions
Subject: Abordagem interdisciplinar na educação
Country: Brasil
Editor: Research, Society and Development
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.33448/rsd-v9i3.2456
Address: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2456
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IFCH - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1033448rsdv9i32456.pdf752.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.