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Type: Artigo
Title: Compreendendo a modelagem computacional de aquisição da linguagem
Title Alternative: Understanding the computational modeling of language acquisition
Author: Faria, Pablo
Abstract: É comum ouvir de aquisicionistas que modelos computacionais lhes são estranhos e relativamente inacessíveis. Porém, um frutífero intercâmbio de ideias e percepções mútuas é importante para o avanço de teorias de aquisição. Usando como exemplo o problema da aprendizagem distribucional de categorias sintáticas, apresentamos aqui um exemplo de processo que vai desde a descrição de um problema de aquisição, passando pela sua “tradução” para um problema de modelagem e chegando ao modelo propriamente dito. Neste percurso, tomamos consciência de como a modelagem impõe que o pesquisador explicite assunções, simplificações e decisões arbitrárias. Compreender o processo que conduz aos modelos computacionais nos tornará mais capazes, enquanto comunidade, de os avaliar criticamente e, mais que simplesmente apontar limitações, apontar também caminhos para seu aprimoramento ou para a plena exploração de seu potencial, através da elaboração de novos experimentos que respondam a novas perguntas
metadata.dc.description.abstractalternative: It is common to hear language acquisition researchers complain that computational models are too unfamiliar and relatively inaccessible. However, a fruitful exchange of ideas and mutual perceptions on models is important for the advance of acquisition theories. Taking as an example problem the distributional learning of syntactic categories, we present an example of a process which starts with a description of the acquisition problem, moves to its “translation” into a modeling problem, and ends with the model itself. In this route, we become aware of how modeling imposes that assumptions, simplifications, and arbitrary decisions, are made explicit. Understanding the process which leads us to computational models will enable us to, as a community, better evaluate them and, more than just pointing out limitations, also point out directions for further development, or for fully exploring their potential, through the formulation of novel experiments to answer novel questions
Subject: Linguagem
Country: Brasil
Editor: UFJF
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.34019/1982-2243.2020.v24.30639
Address: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/30639
Date Issue: 2020
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