Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/359156
Type: Artigo
Title: Letramentos a distância na (e na pós) pandemia
Title Alternative: Distance literacy in (and post) pandemic
Author: Pinheiro, Petrilson
Abstract: Este texto é uma versão de uma palestra que proferi no dia 5 de maio de 2020, transmitida pelo canal do Youtube “Multiletramentos e ensino” , que é organizado pelo grupo de pesquisa do CNPQ “Multiletramentos na escola por meio da Hipermídia”, coordenado por mim. Destaco também, já de início, que, ao usar no título deste texto o termo “letramento a distância” (LaD), procuro estabelecer um contraponto com o termo “educação a distância (EaD), assim como busco ir além da discussão atual sobre uso das tecnologias no contexto da pandemia. Com isso, os objetivos deste texto são dois: 1) discutir a questão dos letramentos no contexto atual de pandemia; 2) fazer desse momento tão único e complexo uma possibilidade de repensar a educação, em particular a educação básica, através de uma reflexão que envolve revisitar o passado, analisar criticamente o presente para, então, imaginar o futuro. Ao traçar esses objetivos, procuro fazer um exercício crítico dialético, em que as ideias se desenvolvem a partir de teses, antíteses e sínteses, de uma forma ambivalente, procurando ver tensões, contradições e diálogos comuns, sem endeusar ou demonizar possibilidade
metadata.dc.description.abstractalternative: In the present paper vocabulary segmentation data, produced by a child in the 2nd year of elementary school, are described and analyzed for the purpose of assisting a discussion concerning relevant aspects as for the construal of the meaning of what a word is during the ini-tial stage of writing development. It is aimed at finding out what are the child’s perceptions concerning what a word is both in spoken and in written language along the process of writing acquisition. The data were collected through clinical interviews intended to inquire about the child’s understanding of the concept of word (CARRAHER, 1989
Subject: Pandemias
Country: Brasil
Editor: UECE/PPGLA
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.46230/2674-8266-12-3603
Address: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/3603
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IEL - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
104623026748266123603.pdf515 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.