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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Clica no sininho para receber notificação : análise de vídeos dos booktubers
Title Alternative: Click on the icon to receive notification : booktubers videos
Author: Palermo, Juliana de Oliveira, 1981-
Advisor: Barbosa, Jacqueline Peixoto, 1965-
Abstract: Resumo: Esta dissertação de Mestrado, situada no campo da Linguística Aplicada, na área de Linguagem e Educação, teve como objetivo descrever cinco canais literários de booktubers, pessoas que possuem canais no YouTube e que produzem vídeos sobre livros e leitura. O interesse foi o de analisar o conteúdo de algumas dessas produções, dada a crescente importância do YouTube entre os jovens brasileiros como fonte de entretenimento e busca de informações. O fenômeno booktube sinaliza para a ocorrência de mudanças nos protocolos de leitura, uma vez que permite um novo tipo de interação entre comunidades de leitores. A partir de uma revisão da literatura que situou o fenômeno na convergência da cultura de fãs, da estética dos vídeos online, do advento dos influenciadores digitais, da cultura do quarto, da economia da atenção, da estética da imperfeição e na perspectiva do aprendiz/amador, buscou-se caracterizar os canais de booktubers, no que diz respeito a estratégias utilizadas na tentativa de construir e manter sua imagem e a fidelização de seguidores: a partir da análise de sua identidade visual e conceitual, da arquitetura do canal; observando as estratégias utilizadas para a construção da persona, a partir da análise do cenário, da captação e edição de vídeos, do visual e da performance dos booktubers. Utilizando essas categorias, descrevemos e analisamos quatro canais selecionados, partindo em seguida para a análise específica de quatro vídeos. Em uma perspectiva bakhtiniana, consideramos o vídeo de resenha como um gênero bastante flexível, que permite que o estilo individual do autor opere em maior grau. Tomando as diferentes produções do booktube como gênero, entendemos que o que diferencia esses vídeos entre si não é sua forma/seu formato, mas seu contexto de produção e sua estética. Assim, analisamos os vídeos de resenha, gênero mais comum produzido pelos booktubers. A análise dos aspectos das obras literárias comentadas e da leitura considerados nos vídeos produzidos pelos booktubers e dos efeitos de edição característicos dos vídeos online levantou a hipótese de que tais produções, inseridas no fenômeno dos influenciadores digitais, exploram o compartilhamento de experiências pessoais de leitura como forma de aproximação com sua audiência, ao mesmo tempo em que atuam como propaganda para as editoras, por meio da fórmula do publieditorial. Os booktubers situam-se, assim, entre o leitor comum e o influenciador digital, em produções que partilham impressões e sensações provocadas pela leitura e que não têm como principal objetivo fornecer conteúdo analítico sobre as obras literárias comentadas.

Abstract: This Master's thesis, situated in the Applied Linguistics field, in the Language and Education area, aimed to describe five literary channels of booktubers, individuals who have YouTube channels to produce videos about books reading. The interest was to analyze some of these contents, given the growing importance of YouTube among young Brazilians as entertainment and information sources. The booktube phenomenon signals the occurrence of changes in reading protocols, since it allows a new type of interaction between communities of readers. Based on a literature review that placed the phenomenon in the convergence of fan culture, the aesthetics of online videos, the advent of digital influencers, the culture of the bedroom, the economy of attention, the aesthetics of imperfection, and from the perspective of the apprentice/amateur, we sought to characterize the channels of booktubers, concerning strategies used in the attempt to build and maintain their image and the loyalty of internet followers: from the analysis of their visual and conceptual identity, the architecture of the channel; observing the strategies used to build the persona, from the analysis of the scenario, the capture, and editing of videos, the visual and the performance of the booktubers. Using these categories, we describe and analyze the four selected channels and then move on to some videos' specific analysis. From a Bakhtinian perspective, we consider the review video to be a very flexible genre, which allows the author's style to operate to a greater degree. Taking the different booktubers productions as a discursive genre, we understand that what differentiates these videos from each other is not their format but their production context. Thus, we analyzed the review videos, the most common video genre produced by booktubers. The analysis of the aspects of commented literary works and reading considered in the videos produced by booktubers and the editing effects characteristic of online videos raised the hypothesis that such productions, inserted in the phenomenon of digital influencers, explore the sharing of personal reading experiences as a way of approaching their audience, at the same time that they act as advertising for publishers, through the advertised formula. Thus, booktubers are located between the typical reader and the digital influencer, in productions that share impressions and sensations caused by reading and that do not have as their primary objective to provide analytical content about the commented literary works.
Subject: Celebridades da Internet
YouTube (Recurso eletrônico)
Literatura
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PALERMO, Juliana de Oliveira. Clica no sininho para receber notificação : análise de vídeos dos booktubers . 2020. 1 recurso online ( 185 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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