Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/358244
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Entre narrativas e histórias de vida : a docência em química
Title Alternative: Between narratives and life histories : teaching in Chemistry
Author: Quimentão, Fernanda, 1988-
Advisor: Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender como as histórias de vida dos sujeitos influenciam a escolha pela carreira docente em Química. Inspirado no aporte teórico de Ivor F. Goodson, na perspectiva das histórias de vida, desenvolveu-se um estudo investigativo da valorização da voz do professor. A questão mobilizadora da pesquisa é: Como as histórias de vida de professores de Química podem influenciar a escolha pela profissão? Em consonância com tal questão buscou-se compreender em que medida as experiências vividas por crianças e jovens podem exercer influência na escolha da licenciatura em Química como formação profissional e a possibilidade de conhecer as histórias de vida na relação com a formação de professores. Também buscou-se conhecer contextos dos cursos das licenciaturas que podem contribuir para a escolha e obstáculos que dificultam a carreira docente na disciplina de Química. Os sujeitos que compartilham suas histórias são professores da disciplina de Química, iniciantes e experientes, com diferentes níveis de experiência, todos inseridos em cotidianos escolares. As entrevistas foram realizadas por meio das narrativas, inspiradas em Walter Benjamin. As narrativas, adensadas em mônadas pertinentes ao objetivo da pesquisa, permitiram a composição dos retratos narrativos dos participantes, promovendo cruzamentos para compor os eixos temáticos. Os eixos temáticos mobilizam a escolha do docente em Química atrelada às experiências familiares, educacionais, de empregabilidade e de justiça social, evidenciando objetivos, paixões e significados associados ao ser professor.

Abstract: The current research has the main objective comprehend how the people life histories can make a choose influence for the Chemistry educator career. Inspired by the theoretical contribution of Ivor F. Godson, from a life history perspective, work out a research that provide value to teacher¿s speech. The mobilizing question of the research is how can the life histories of Chemistry teachers influence the choice for the profession? In Line with this question, sought to understand the extent to which the experiences of children and young people can influence the choice of a degree in Chemistry as professional training and the possibility of knowing file stories in relation to teacher training. We also sought to know the contexts of undergraduate courses that can contribute to the choice and obstacles that the teaching carrier in the discipline of Chemistry. The people that shares their histories are Chemistry teacher from beginners to advance, with different experience level, everyone inside a scholar environment. The interviews were realized using narratives, inspired by Walter Benjamin. The narratives were summarized in monad relevant to the research goal, allowing the composition of the narrative face of the speaker, promoting crossing to concoct the thematic pivot. The thematic pivot mobilizes the docent choice in Chemistry correlated to the familiar experiences, educational, professional and social context, showing up the objectives, passion and meanings associate to become teacher.
Subject: Professores - Formação
História de vida
Licenciatura
Química
Docentes - Narrativas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: QUIMENTÃO, Fernanda. Entre narrativas e histórias de vida: a docência em química. 2020. 1 recurso online ( 106 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/358244. Acesso em: 29 jun. 2021.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Quimentao_Fernanda_M.pdf661.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.