Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/357707
Type: Artigo
Title: Professora ideal x professora real - a política de formação contínua da secretaria de educação de um município do interior de São Paulo
Title Alternative: Ideal teacher x real teacher - continuous training politics of the city secretariat of education of a city in the state of São Paulo
Author: Montino, Mariany Almeida
Pinto Neto, Pedro da Cunha
Abstract: Este trabalho é parte integrante de uma pesquisa de doutorado e trata do modelo de formação contínua oferecida às professoras pela secretaria de educação de um município do estado de São Paulo. Tem como proposta revelar similaridades e diferenças que podem ser percebidas entre a imagem da professora idealizada pelas formadoras, capaz de transformar sua prática pedagógica e desenvolver determinados projetos com seus alunos e a professora real inserida no contexto da sala de aula. Baseia-se em entrevistas semi-diretivas, realizadas com as formadoras do centro de formação contínua desse município, tratadas à luz das contribuições da Análise de Conteúdo. Questões como a descrença nas capacidades e a necessidade de preencher, constantemente, “buracos de formação”, aparecem nas falas das formadoras e deixam entrever um modelo de formação contínua marcado por contradições e baseado no déficit de conhecimentos e capacidades de professoras e alunos
metadata.dc.description.abstractalternative: This paper is part of a doctoral study aimed to continuous training models offered to teachers in a city in the state of Sao Paulo, It proposes to reveal similarities and differences that could be perceived between the image of the teachers idealized by the professors, which can change their pedagogical practices and develop certain projects with students and the teacher in classroom. It is based in semiguided interviews with professors in the continuous training center of this city, analised from the Content Analysis perspective. Issues like the disbelief in capacities and the necessity to constantly overcome the "training faults" can be seen in the speech of professors and reveal a continuous training model marked by contradictions and based in the lack of knowledge and capacities of teachers and students
Subject: Professores
Country: Brasil
Editor: Universidade Estadual do Tocantins/UNITINS
Rights: Aberto
Address: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/228
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.