Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/357689
Type: Artigo
Title: A narrativa autobiográfica de alunos de EJA como prática pedagógica
Title Alternative: Adult school students' autobiographical narrative as pedagogical practice
Author: de Almeida, Alessandra Rodrigues
de Godoy, Eliete Aparecida
Abstract: Este relato aborda a experiência da produção de narrativas autobiográficas por alunos na Educação de Jovens e Adultos como prática pedagógica adotada por uma rede de ensino. Para favorecer o pertencimento e a valorização da experiência dos alunos no contexto escolar, buscou-se ampliar a (re)significação da relação com a escola e as aprendizagens dos estudantes envolvidos. Descreve-se qualitativamente a organização de dois livros autobiográficos como produto de uma reorganização de práticas pedagógicas para EJA. Os resultados revelaram que a escrita de narrativas autobiográficas pelos estudantes como prática pedagógica contribui para o trabalho com a Língua Portuguesa e a importância da produção dos livros como ação voltada à permanência do jovem e do adulto na escola. Além disso, corroboraram com a orientação de que a educação-formação é um processo permanente que se realiza a partir das relações, acontecimentos, experiências e contextos que acompanham a vida de cada um
metadata.dc.description.abstractalternative: This report discusses the students' production experience of autobiographical narratives in Youth and Adult Education (EJA) as a pedagogical practice adopted by a municipal network of education. To foster belonging and appreciation of students' experience in school context, we sought to expand the resignification of the relationship between school and the learning process of students involved. It describes qualitatively the organization of production of two autobiographical books as the product of a reorganization of teaching practices for adult education. Results revealed that the writing of autobiographical narratives by students as a pedagogical practice contributes to the work with the Portuguese language and the importance of the production of books as action focused on the permanence of the young and adult at school. Moreover, they corroborated the guidance that education-training is an ongoing process that takes place from the relationships, events, experiences and contexts that accompany the life of each
Subject: Educação de jovens e adultos
Autobiografia
Country: Brasil
Editor: Universidade Federal de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Departamento de Educação
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.34024/olhares.2016.v4.445
Address: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/445
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFGW - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.