Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/357687
Type: Outro documento
Title: Sujeitos da diversidade: a agenda LGBT na educação de jovens e adultos
Title Alternative: Diversity and the LGBT agenda in youth and adult education
Author: Catelli Junior, Roberto
Escoura, Michele
Abstract: Ao longo dos anos a educação de jovens e adultos foi se constituindo como espaço de inclusão e enfrentamento das desigualdades tanto no Brasil como no campo internacional, tal qual indicam os documentos das Conferências de Educação de Adultos (CONFINTEA). Neste artigo, destacamos o desafio da inclusão do grupo de pessoas LGBT, especialmente travestis e transexuais, na agenda de debate, pesquisa e ação para o movimento de defesa da modalidade. Analisamos os resultados de estudos qualitativos que mostram o grande processo de exclusão vivido pela população LGBT dos espaços escolares e a necessidade de trazermos novos dados de pesquisas qualitativas e quantitativas com o objetivo de reafirmar o lugar da EJA como estratégia fundamental para a garantia do direito humano à educação, incluindo-se o grupo LGBT
metadata.dc.description.abstractalternative: Youth and adult education has proven to be a powerful tool in the fight for the inclusion of minorities and against inequality in Brazil and several other countries, as indicates the documents from the Conference of Adult Education (CONFINTEA). In this paper, the challenge to introduce the LGBT population, especially transgender individuals, into the core of new studies and actions towards the dissemination of the practice has been given special attention. Qualitative studies that make evident the exclusion of the LGBT population in the education system and the need to gather both quantitative and qualitative data have been analyzed as a means to reaffirm the role of EJA as a fundamental strategy to guarantee the human right to education
Subject: Educação de jovens e adultos
Inclusão social
Minorias sexuais e de gênero
Country: Brasil
Editor: Universidade Federal de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Departamento de Educação
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.34024/olhares.2016.v4.524
Address: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/524
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFCH - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.