Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/357597
Type: Artigo
Title: Quando os falantes nativos são os professores, os professores são pesquisadores, e os linguistas são parceiros
Title Alternative: When native speakers are teachers, teachers are researchers, and linguists are partners
Author: D'Angelis, Wilmar R.
Abstract: Nas últimas décadas, tenho participado, como linguista, de várias ações relacionadas à formação de professores indígenas e de consultoria de programas de educação indígena, atuando diretamente com seus professores. Em especial, tenho trabalhado em programas e escolas da etnia Kaingang. Em todas essas ações, tenho experimentado a prática de investigação colaborativa com falantes nativos da língua e, ao mesmo tempo, tratamos de promover a formação de professores indígenas como pesquisadores nativos. Na verdade, esta formação não abrange apenas os professores, uma vez que nas oficinas que fazemos é fundamental a presença de falantes nativos mais velhos, de modo que, alguns deles, como autênticos intelectuais indígenas, tiram o máximo de aproveitamento desses momentos de estudo em comum. No presente texto, pus ênfase nos ganhos éticos e científicos obtidos com este tipo de colaboração(que é exemplificado pela “descoberta” de uma categoria gramatical de gênero na língua Kaingang), com consequências facilmente dedutíveis para a qualidade da educação escolar em comunidades indígenas, especialmente como uma contribuição para o fortalecimento e revitalização de suas línguas
Subject: Linguistas
Professores indígenas
Country: Argentina
Editor: Universidad de Buenos Aires - Instituto de Linguistica
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.34096/sys.n29.2806
Address: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/sys/article/view/2806
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IEL - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.