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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A educação física escolar e a construção da noção de espaço : um estudo piagetiano
Title Alternative: School physical education and the construction of the notion of space : a piagetian study
Author: Pereira, Reginaldo dos Reis, 1988-
Advisor: Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-
Abstract: Resumo: Ao longo do tempo, a Educação Física atendeu diversos objetivos, modificando significativamente as práticas pedagógicas no contexto educacional, principalmente nos anos 80 e 90 com a redemocratização do país e estruturação da pós graduação brasileira. Com isso, oportunizou a formação de novos intelectuais ampliando o debate da área e trazendo novas perspectivas teóricas para o ensino da Educação Física, considerando diferentes abordagens pedagógicas, nas quais são sustentadas por uma base epistemológica que influencia a relação entre ensino e aprendizagem e são bases para pesquisas e debates atuais. Nessa perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a construção das estruturas lógicas elementares e infralógicas de espaço em crianças com faixa etária entre 7 a 12 anos de idade e levantar implicações pedagógicas para a área de Educação Física. Para isto, a metodologia de trabalho consistiu em um estudo com alcances de um delineamento transversal exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os sujeitos foram submetidos no momento da coleta de dados às provas operatórias de conservação das quantidades discretas (fichas), conservação da massa, conservação do líquido, inclusão de classes (flores e frutas) e seriação (bastonetes) a fim de avaliar a presença ou não das estruturas lógicas elementares em seus comportamentos. Para determinar o nível da construção da noção de espaço, foram aplicadas três provas: a cópia das figuras geométricas (espaço topológico), perspectivas da boneca (espaço projetivo) e a prova da torre (espaço euclidiano). Os sujeitos participantes da pesquisa, foram 16 estudantes de um Centro Educacional e Social pertencente ao município de Guaranésia-MG. Os resultados evidenciaram um atraso na construção das estruturas avaliadas corroborando com pesquisas já realizadas nessa perspectiva teórica. Sendo assim, foi proposto um programa curricular para aulas de Educação Física pautado nos princípios construtivistas a partir de jogos e brincadeiras visando a construção de tais estruturas cognitivas

Abstract: Over time, Physical Education has met several objectives, significantly changing pedagogical practices in the educational context, especially in the 1980s and 1990s, with the redemocratization of the country and the structuring of Brazilian postgraduate courses. With this, it made possible the formation of new intellectuals expanding the debate of the area and bringing new theoretical perspectives for the teaching of Physical Education, considering different pedagogical approaches, in which they are supported by an epistemological base that influences the relationship between teaching and learning and are bases for current research and debate. In this perspective, this research aimed to investigate the construction of elementary and infralogical logical structures of space in children aged 7 to 12 years old and to raise pedagogical implications for the area of Physical Education. For this, the work methodology consisted of a study with the scope of an exploratory cross-sectional design, with a quantitative and qualitative approach. The subjects were subjected at the time of data collection to the operational tests of conservation of discrete quantities (tokens), conservation of mass, conservation of liquid, inclusion of classes (flowers and fruits) and serialization (rods) in order to assess the presence or not the elementary logical structures in their behavior. To determine the level of construction of the notion of space, three tests were applied: the copy of the geometric figures (topological space), the doll's perspective (projective space) and the tower test (Euclidean space). The subjects participating in the research were 16 students from an Educational and Social Center belonging to the municipality of Guaranésia-MG. The results showed a delay in the construction of the evaluated structures, corroborating with research already carried out in this theoretical perspective. Therefore, a curricular program for Physical Education classes was proposed based on constructivist principles based on games and games aimed at the construction of such cognitive structures
Subject: Jogos
Currículos
Cognição nas crianças
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PEREIRA, Reginaldo dos Reis. A educação física escolar e a construção da noção de espaço: um estudo piagetiano. 2020. 1 recurso online (199 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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