Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/356543
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Vemprarua.net : discurso publicitário político-eleitoral
Title Alternative: Vemprarua.net : advertasing political - electoral discourse
Author: Brunelli, Camila, 1984-
Advisor: Nunes, José Horta, 1964-
Abstract: Resumo: Serão analisados da perspectiva da Análise de Discurso, cinco textos produzidos pela marca publicitária do movimento social Vem Pra Rua, que circularam no período compreendido entre o segundo mandato da então Presidente da República Dilma Rousseff, em 2014, e o processo de debate de seu impeachment, com a aprovação no Senado Federal, em 12 de maio de 2016. Para isto, analisaremos aspectos subjetivos e a maneira como determinados sentidos em movimento atravessam os objetos e interpelam ideologicamente os sujeitos em leitores/consumidores/eleitores. Serão considerados os sentidos de "apartidarismo", o discurso publicitário articulado ao discurso político eleitoral, a diferença entre o público e o privado para a sociedade capitalista, o discurso verbal e não verbal, a Internet como espaço público e a reflexão sobre quem pode constituir-se como sujeito no discurso do Vem Pra Rua. Refletir sobre a marca publicitária do movimento Vem Pra Rua com discurso pró impeachment faz-se necessário para melhor entendimento do discurso publicitário e de seu sentido sociocultural na formação da opinião pública

Abstract: It Will be analyzed from the perspective of Discourse Analysis, five texts produced by the advertising brand of the social movement Vem Pra Rua, that circulated in the period between of the second term President of the Republic Dilma Rousseff, in 2014 and the process of debating her impeachment, approved in the Federal Senate on May 12, 2016. For this, we will analyze subjective aspects and the way certain senses moving across the objects and interpellate ideologically the subjects on readers / consumers / voters. The senses will be considered of "non-partisanship", the advertising discourse articulated with the electoral political discourse, the difference between the public and the private for the capitalist society, verbal and non-verbal discourse, the Internet as a public space and the reflection on about who can constitute as a subject on Vem Pra Rua discourse. It is necessary to reflect on the advertising brand of movement Vem pra rua on pro impeachment discourse to better understand the advertasing discourses of the sociocultural sense in the formation of the public opinion
Subject: Vem Pra Rua
Publicidade
Discursos de campanha eleitoral
Impeachment
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BRUNELLI, Camila. Vemprarua.net: discurso publicitário político-eleitoral. 2020. 1 recurso online ( 89 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Brunelli_Camila_M.pdf716.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.