Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/355568
Type: Artigo
Title: Simulação clínica no ensino de enfermagem pediátrica: percepção de estudantes
Title Alternative: Clinical simulation in teaching pediatric nursing: students’ perception
Author: Teles, Mayara Gombrade
Mendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia
Oliveira-Kumakura, Ana Railka de Souza
Silva, Juliany Lino Gomes
Abstract: Conhecer as percepções dos estudantes de graduação em Enfermagem acerca de aprender o cuidado da criança e da família por meio da simulação clínica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com dez estudantes de Enfermagem por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os dados foram organizados em duas categorias: “aprendendo uma nova forma de aprender”, em que os estudantes descrevem suas experiências ao vivenciar a simulação, e “aprendendo uma nova forma de cuidar”, na qual eles refletem sobre os ganhos da simulação no aprendizado. Consideramos que a prática da simulação clínica no ensino deve ser encorajada em razão dos benefícios que podem trazer a alunos, docentes e aos pacientes e suas famílias. Entretanto, recomendamos a realização de novos estudos com o intuito de validar cenários na atenção à criança e sua família
metadata.dc.description.abstractalternative: To comprehend the perception of undergraduate nursing students about learning to care for the child and family through clinical simulation. This is a qualitative research conducted with ten nursing students through semi-structured interviews. Data were analyzed through content analysis. Data were organized into two categories: “learning a new way to learn,” in which students describe their experiences during the simulation, and “learning a new way to care,” in which they reflect on learning through simulation. We believe that clinical simulation practice in teaching should be encouraged because of the benefits it can offer to the students, faculty, patients and their families. However, we recommend further studies to validate scenarios of child and family healthcare
Subject: Enfermagem pediátrica
Country: Brasil
Editor: Associação Brasileira de Enfermagem
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.1590/0034-7167-2018-0720
Address: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672020000200163
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FENF - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.