Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/355032
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampPaulilo, André Luiz-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleRendimento do ensino no Brasil: os problemas que os números configuram e os usos das estatísticas de educação (1910-1938)pt_BR
dc.contributor.authorPaulilo, André-
dc.contributor.authorGil, Natália-
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherlanguageBrazilpt_BR
dc.subject.otherlanguageEducationpt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é discutir as estatísticas referentes ao rendimento do ensino na primeira metade do século XX. Especialmente, as estatísticas de ensino do Distrito Federal e de São Paulo mostram a precariedade dos números sobre o aproveitamento escolar entre 1910 e 1940. Trata-se de uma reflexão voltada para a crítica das estatísticas enquanto fonte de pesquisa. As conclusões deste artigo indicam que as estatísticas publicadas no período tanto serviram ao propósito de orientar a construção de novas escolas e a adequada distribuição da oferta escolar como para afirmar as classificações que a escola operava para selecionar e distinguirpt_BR
dc.relation.ispartofCurriculo sem fronteiraspt_BR
dc.publisher.countryPortugalpt_BR
dc.publisherCurriculo sem Fronteiraspt_BR
dc.date.issued2017-
dc.date.monthofcirculationjan./abrpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume17pt_BR
dc.description.issuenumber1pt_BR
dc.description.firstpage35pt_BR
dc.description.lastpage59pt_BR
dc.rightsFechadopt_BR
dc.sourceSCOPUSpt_BR
dc.identifier.eissn1645-1384pt_BR
dc.identifier.urlhttps://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss1articles/paulilo-gil.htmpt_BR
dc.date.available2021-02-01T14:14:55Z-
dc.date.accessioned2021-02-01T14:14:55Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Susilene Barbosa da Silva (susilene@unicamp.br) on 2021-02-01T14:14:55Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2021-06-07T14:46:37Z : No. of bitstreams: 1 2-s2.0-85045637003.pdf: 438783 bytes, checksum: 4b2b1e71c5f678c6e21f0f0c68cc9776 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-01T14:14:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/355032-
dc.contributor.departmentDepartamento de Filosofia e História da Educaçãopt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.identifier.source2-s2.0-85045637003pt_BR
dc.creator.orcid0000-0001-8112-8070pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
Appears in Collections:FE - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2-s2.0-85045637003.pdf428.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.