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http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/355032
Type: | Artigo |
Title: | Rendimento do ensino no Brasil: os problemas que os números configuram e os usos das estatísticas de educação (1910-1938) |
Author: | Paulilo, André Gil, Natália |
Abstract: | O objetivo deste artigo é discutir as estatísticas referentes ao rendimento do ensino na primeira metade do século XX. Especialmente, as estatísticas de ensino do Distrito Federal e de São Paulo mostram a precariedade dos números sobre o aproveitamento escolar entre 1910 e 1940. Trata-se de uma reflexão voltada para a crítica das estatísticas enquanto fonte de pesquisa. As conclusões deste artigo indicam que as estatísticas publicadas no período tanto serviram ao propósito de orientar a construção de novas escolas e a adequada distribuição da oferta escolar como para afirmar as classificações que a escola operava para selecionar e distinguir |
Subject: | Brasil educação |
Country: | Portugal |
Editor: | Curriculo sem Fronteiras |
Rights: | Fechado |
Address: | https://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss1articles/paulilo-gil.htm |
Date Issue: | 2017 |
Appears in Collections: | FE - Artigos e Outros Documentos |
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