Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/355032
Type: Artigo
Title: Rendimento do ensino no Brasil: os problemas que os números configuram e os usos das estatísticas de educação (1910-1938)
Author: Paulilo, André
Gil, Natália
Abstract: O objetivo deste artigo é discutir as estatísticas referentes ao rendimento do ensino na primeira metade do século XX. Especialmente, as estatísticas de ensino do Distrito Federal e de São Paulo mostram a precariedade dos números sobre o aproveitamento escolar entre 1910 e 1940. Trata-se de uma reflexão voltada para a crítica das estatísticas enquanto fonte de pesquisa. As conclusões deste artigo indicam que as estatísticas publicadas no período tanto serviram ao propósito de orientar a construção de novas escolas e a adequada distribuição da oferta escolar como para afirmar as classificações que a escola operava para selecionar e distinguir
Subject: Educação
Country: Portugal
Editor: Curriculo sem Fronteiras
Rights: Fechado
Address: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss1articles/paulilo-gil.htm
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2-s2.0-85045637003.pdf428.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.