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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampPaulilo, André Luiz-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleA compreensão histórica do fracasso escolar no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeCompréhension historique de l’échec scolaire au Brésilpt_BR
dc.contributor.authorPaulilo, André Luiz-
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subject.otherlanguageEducation - Historypt_BR
dc.description.abstractO texto, organizado em três partes, discute o modo como a ideia de fracasso escolar foi posta em questão no Brasil. Na primeira delas, o autor aborda as condições de produção das pesquisas sobre o tema, prestando atenção ao sentido histórico do seu emprego como noção de análise. Na segunda, examina material produzido sobre o tema, na forma de pesquisa ou de tradução para o português, a fim de problematizar o registro mais comum da sua história. A terceira parte propõe que a mobilização popular por escolarização entre os anos 1970/1980 em São Paulo é um elemento explicativo relevante, mas ausente da reflexão sobre a elaboração da noção de fracasso escolar como categoria de análise em educaçãopt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de pesquisapt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationCad. pesqui.pt_BR
dc.publisher.citySão Paulo, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherFundação Carlos Chagaspt_BR
dc.date.issued2017-
dc.date.monthofcirculationOut./Dez.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume47pt_BR
dc.description.issuenumber166pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceSCIELOpt_BR
dc.identifier.issn0100-1574pt_BR
dc.identifier.eissn1980-5314pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/198053144445pt_BR
dc.identifier.urlhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742017000401252pt_BR
dc.date.available2021-02-01T14:00:04Z-
dc.date.accessioned2021-02-01T14:00:04Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Susilene Barbosa da Silva (susilene@unicamp.br) on 2021-02-01T14:00:04Z No. of bitstreams: 0en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-01T14:00:04Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/355027-
dc.contributor.departmentDepartamento de Filosofia e História da Educaçãopt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.description.abstractalternativeCe texte, organisé em trois parties, discute la manière dont l’idée d’échec scolaire a été remise en question au Brésil. Dans la première partie, l’auteur aborde les conditions de production des recherches sur le thème et s´arrête sur le sens historique de son emploi comme categorie d’analyse. Dans la seconde, la production sur le thème sous forme de recherches ou de traduction en portugais, est soumise à examen afin de problématiser le récit le plus commun de son histoire. La troisième partie avance que la mobilisation populaire pour la scolarisation des années 1970- 1980 dans l’État de São Paulo représente un élément explicatif important, bien qu’une réflexion sur l’élaboration de la notion d’échec scolaire comme catégorie d’analyse y soit absentept_BR
dc.identifier.sourceS0100-15742017000401252pt_BR
dc.creator.orcid0000-0001-8112-8070pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
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