Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/355027
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.CRUESP | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS | pt_BR |
dc.contributor.authorunicamp | Paulilo, André Luiz | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.title | A compreensão histórica do fracasso escolar no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Compréhension historique de l’échec scolaire au Brésil | pt_BR |
dc.contributor.author | Paulilo, André Luiz | - |
dc.subject | Educação - História | pt_BR |
dc.subject.otherlanguage | Education - History | pt_BR |
dc.description.abstract | O texto, organizado em três partes, discute o modo como a ideia de fracasso escolar foi posta em questão no Brasil. Na primeira delas, o autor aborda as condições de produção das pesquisas sobre o tema, prestando atenção ao sentido histórico do seu emprego como noção de análise. Na segunda, examina material produzido sobre o tema, na forma de pesquisa ou de tradução para o português, a fim de problematizar o registro mais comum da sua história. A terceira parte propõe que a mobilização popular por escolarização entre os anos 1970/1980 em São Paulo é um elemento explicativo relevante, mas ausente da reflexão sobre a elaboração da noção de fracasso escolar como categoria de análise em educação | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos de pesquisa | pt_BR |
dc.relation.ispartofabbreviation | Cad. pesqui. | pt_BR |
dc.publisher.city | São Paulo, SP | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Carlos Chagas | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.date.monthofcirculation | Out./Dez. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.description.volume | 47 | pt_BR |
dc.description.issuenumber | 166 | pt_BR |
dc.rights | Aberto | pt_BR |
dc.source | SCIELO | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-1574 | pt_BR |
dc.identifier.eissn | 1980-5314 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.1590/198053144445 | pt_BR |
dc.identifier.url | https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742017000401252 | pt_BR |
dc.date.available | 2021-02-01T14:00:04Z | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-01T14:00:04Z | - |
dc.description.provenance | Submitted by Susilene Barbosa da Silva (susilene@unicamp.br) on 2021-02-01T14:00:04Z No. of bitstreams: 0 | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-01T14:00:04Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2017 | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/355027 | - |
dc.contributor.department | Departamento de Filosofia e História da Educação | pt_BR |
dc.contributor.unidade | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.description.abstractalternative | Ce texte, organisé em trois parties, discute la manière dont l’idée d’échec scolaire a été remise en question au Brésil. Dans la première partie, l’auteur aborde les conditions de production des recherches sur le thème et s´arrête sur le sens historique de son emploi comme categorie d’analyse. Dans la seconde, la production sur le thème sous forme de recherches ou de traduction en portugais, est soumise à examen afin de problématiser le récit le plus commun de son histoire. La troisième partie avance que la mobilisation populaire pour la scolarisation des années 1970- 1980 dans l’État de São Paulo représente un élément explicatif important, bien qu’une réflexion sur l’élaboration de la notion d’échec scolaire comme catégorie d’analyse y soit absente | pt_BR |
dc.identifier.source | S0100-15742017000401252 | pt_BR |
dc.creator.orcid | 0000-0001-8112-8070 | pt_BR |
dc.type.form | Artigo | pt_BR |
Appears in Collections: | FE - Artigos e Outros Documentos |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.