Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/355023
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Motivação de alunos e ambiente de aprendizagem em sala de aula no ensino fundamental
Title Alternative: Middle school students motivation and learning environment in the classroom
Author: Muelle Zuñiga, Nathalie, 1988-
Advisor: Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
Abstract: Resumo: A escola é um espaço que contribui de maneira significativa com o desenvolvimento e a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem que os alunos possam se desenvolver na sociedade. Entretanto, existem diversas variáveis pessoais e contextuais que podem interferir no sucesso dos estudantes na escola. Considera-se que a motivação e o ambiente de aprendizagem em sala de aula são variáveis que podem contribuir com o sucesso escolar dos alunos. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo investigar e analisar a relação entre a motivação e o ambiente de aprendizagem de 383 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de ambos os sexos, na faixa etária de 11 a 15 anos, provenientes de duas escolas públicas brasileiras, localizadas no estado de São Paulo, e duas escolas públicas peruanas, da cidade de Arequipa. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos: O Inventário de Percepção de Autonomia, Competência e Pertencimento ¿ IPACP e o Inventário de Ambiente de Aprendizagem em Sala de Aula ¿ IAASA. Os resultados mostraram uma correlação positiva moderada entre o pertencimento e a harmonia e cooperação entre pares; também foram verificadas correlações positivas baixas entre, 1) autonomia e apoio do professor, 2) pertencimento e apoio do professor e 3) pertencimento e participação e envolvimento, todas elas para os alunos brasileiros e peruanos. Além disso, foram verificadas correlações positivas baixas entre, 1) autonomia e harmonia e cooperação entre pares, 2) competência e harmonia e cooperação entre pares, 3) competência e participação e envolvimento e 4) competência e apoio do professor, todas elas apenas para os alunos peruanos. Considera-se que os resultados apresentados e discutidos neste estudo exploratório apresentam contribuições relevantes e permitem uma reflexão sobre a motivação e o ambiente de sala de aula, de alunos pré-adolescentes e adolescentes

Abstract: The school is a space intended for the learning and development of various kinds of knowledge, skills and attitudes that will allow students to develop in society. However, there are several personal and contextual variables that can interfere with student success in school. Motivation and the learning environment in the classroom are considered variables that can contribute to students' academic success. Thus, this research aimed to investigate and analyze the relationship between the motivation and the learning environment of 383 students from 6th to 9th grade, from two Brazilian public schools, located in the state of São Paulo, and two Peruvian public schools in the city of Arequipa. Data were collected through two instruments: The Autonomy, Competence and Relatedness Perception Inventory and the Classroom Learning Environment Inventory. The results showed a moderate positive correlation between relatedness and harmony and cooperation among peers; low positive correlations were also found between, 1) autonomy and teacher support, 2) relatedness and teacher support and 3) relatedness and participation and involvement, all of them for Brazilian and Peruvian students. In addition, low positive correlations were found between, 1) autonomy and harmony and cooperation between peers, 2) competence and harmony and cooperation between peers, 3) competence and participation and involvement and 3) competence and teacher support, all of them only for Peruvian students. It is considered that the results presented and discussed in this exploratory study present relevant contributions and allow a reflection on the motivation and the classroom environment, of pre-adolescent and adolescent students
Subject: Motivação
Ambiente de sala de aula
Pré-adolescentes
Adolescentes
Educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MUELLE ZUÑIGA, Nathalie. Motivação de alunos e ambiente de aprendizagem em sala de aula no ensino fundamental. 2020. 1 recurso online ( 107 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/355023. Acesso em: 31 ago. 2021.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
MuelleZuniga_Nathalie_M.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.