Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/354664
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental : relações com memória, atenção e funções executivas
Title Alternative: The performance in writing of elementary school students : relationships with memory, attention and executive functions
Author: Ferreira, Andresa Aparecida, 1984-
Advisor: Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
Abstract: Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar qual(is) variável(is) cognitiva(s) prediz(em) o desempenho em escrita de alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Dentre as variáveis cognitivas investigadas estão a memória, a atenção e as funções executivas. Participaram do estudo 227 crianças de 8 a 12 anos de idade, de ambos os sexos, de escolas públicas de uma cidade do estado de São Paulo. Os participantes foram avaliados por meio do Teste de Avaliação da Escrita - TAE; Protocolo de Avaliação de Memória de Trabalho; Teste de Cancelamento; Teste de Trilhas; e Teste Cor-Palavra de Stroop. O estudo é de natureza quantitativa e a análise de dados foi realizada por meio do programa estatístico SPSS, a partir de análise descritiva, correlação de Pearson e regressão linear múltipla. Os resultados das análises apontaram que a memória de trabalho, a atenção e a flexibilidade cognitiva se correlacionaram significativamente com a escrita em todos os subtestes do TAE. A análise de regressão apontou um modelo explicativo de predição do desempenho em escrita composto por subtestes referentes às variáveis de memória de trabalho e atenção. Os dados reforçam estudos anteriores sobre a importância das variáveis cognitivas no processo de escrita e sugerem que as habilidades de memória e atenção são as que melhor respondem ao desempenho em escrita de crianças do Ensino Fundamental I. Porém, é necessário, ainda, estudos que investiguem de forma mais detalhada as habilidades que compõem as funções executivas, como flexibilidade cognitiva, controle inibitório e planejamento, no processo inicial de produção da escrita, pois, a partir da compreensão do funcionamento de cada uma dessas habilidades, será possível elaborar estratégias mais precisas que otimizem a escrita de crianças no processo de alfabetização

Abstract: The present work had as its aim to investigate which cognitive variable or variables predict the performance in writing of 3rd to 5th grade elementary school students. Among the cognitive variables investigated are memory, attention and executive functions. Two hundred and twenty-seven public school students in a city located in the state of São Paulo, ages 8 to 12 of both genders, participated in the study. The participants were evaluated through the Test of Writing Assessment ¿ TWA; Work Memory Assessment Protocol; Cancellation Test; Trail Making Test and Stroop Color-Word Test. This was a quantitative study and the data analysis was carried out by the statistics program SPSS, through descriptive analysis, Pearson correlation and multiple linear regression. The results showed that work memory, attention and cognitive flexibility correlated significantly to writing in all TWA subtests. The regression analysis pointed to an explanatory model of prediction of performance in writing comprised of work memory variables and attention subtests. The data confirm previous studies on the importance of cognitive variables in the writing process and suggest that memory and attention abilities are the ones that have the most influence on the performance in writing of elementary school children. However, studies that investigate more thoroughly the abilities which comprise the executive functions, such as cognitive flexibility, inhibitory control and planning, in the initial process of writing, are still necessary, for the comprehension of how each of these abilities operate will enable the development of more precise strategies to improve the writing of children during the literacy process
Subject: Alfabetização
Atenção
Desempenho
Escrita
Memória
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FERREIRA, Andresa Aparecida. O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental: relações com memória, atenção e funções executivas. 2020. 1 recurso online ( 121 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ferreira_AndresaAparecida_D .pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.