Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/354659
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: O uso de novas mídias na formação dos professores de ciências : investigando o letramento digital dos professores formadores
Title Alternative: The use of new media in the training of science teacher : investigating the digital literacy of professors
Author: Almeida, José Adolfo Mota de, 1978-
Advisor: Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-
Abstract: Resumo: As novas mídias estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. A cada dia, o uso dessas ferramentas difunde-se pelos diversos setores da sociedade e modificam de maneira significativa as relações sociais. Elas já ocupam lugar de destaque nas salas de aula de muitas escolas públicas e particulares, sendo crescente o interesse sobre o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao uso de novas mídias na formação docente. Entretanto, apesar de existir um contexto social e tecnológico que pressiona os professores para que utilizem as novas mídias no desenvolvimento e gerenciamento das atividades pedagógicas, falta conhecer qual o letramento digital necessário para o exercício da docência e estabelecer as relações entre este e a base de conhecimentos para professores. Para contribuir com esse debate, este trabalho entrevistou professores de cursos de licenciatura na área de ciências com o intuito de reunir informações sobre o letramento digital desses profissionais e tentar compreender como se manifesta no trabalho que executam e na formação inicial de professores de ciências. As etapas consideradas para atingir os objetivos compreendeu: entrevistar professores que atuam em cursos de licenciatura em ciências para entender as relações entre as práticas curriculares e o letramento digital de professores e estudantes. E a segunda e última etapa consistiu em analisar os currículos de cursos de licenciatura para tentar identificar quais elementos desses documentos fazem referências ao uso de novas mídias. A pesquisa revelou que há uma componente oculta do currículo praticado que apresenta fortes ligações com o uso das novas mídias, a qual chamamos de componente digital do currículo

Abstract: New media are increasingly present in lives of people. Each day, the use of these tools is spread through several sectors of society and change social relations significantly. They already occupy a prominent place in the classrooms of many public and private schools, with the growing interest in the development of skills and competences related to the use of them in teacher education. However, although there is a social and technological context which pressure teachers to use the new media in the development and management of pedagogical activities, it remains to be seen which digital literacy is necessary for the exercise of teaching and to establish the relationships between this and the base of the knowledge for teachers. To contribute to this debate, this work interviewed undergraduate course teachers in science area in order to gather information about the digital literacy of these professionals and try to understand how it manifests in their work and in the initial training of science teachers. The steps considered to achieve the objectives included: interviewing professors who work in science degree courses to understand the relationship between curricular practices and digital literacy of teachers and students. And the second and last step consisted of analyzing the undergraduate courses curricula to seek to identify which elements of these documents refer to the use of new media. The research revealed that there is a hidden component of the practiced curriculum that has strong links with the use of new media, which we call the digital component of the curriculum
Subject: Letramento digital
Conhecimento pedagógico do conteúdo
Tecnologia da informação e comunicação
Novas mídias
Currículos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ALMEIDA, José Adolfo Mota de. O uso de novas mídias na formação dos professores de ciências: investigando o letramento digital dos professores formadores. 2020. 1 recurso online (167 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Almeida_JoseAdolfoMotaDe_D.pdf2.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.