Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/354337
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampCevales, Renan Marcondes-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleDois corpos para Warhol : reverberações em Hamlet-máquina de Heiner Müller e inferno de Romeo Castelluccipt_BR
dc.title.alternativeTwo bodies for Warhol : reverberations in Heiner Muller's Hamletmachine and Romeo Castellucci's infernopt_BR
dc.contributor.authorMarcondes, Renan-
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subject.otherlanguageTheaterpt_BR
dc.subject.otherlanguageImagingpt_BR
dc.description.abstractO artigo se debruça sobre a figura do artista americano Andy Warhol, através de dois aparecimentos de sua figura em obras de outros dois artistas, seja na forma de citação direta ou de relação subliminar: o diretor de teatro Romeo Castellucci e o dramaturgo alemão Heiner Müller. No primeiro caso, a figura de Warhol aparece personificada em um dos atores da peça Inferno, parte da adaptação teatral d’A divina comédia de Dante realizada por Castellucci no Festival de Avignon; no segundo Warhol figura como espectro da “máquina” desejada enquanto figura corporal pelo ator-Hamlet de Hamlet-máquina,. Pretende-se com esse estudo refletir sobre qual a transformação no imaginário cultural operada pelo artista no que diz respeito às imagens de corpo e objetificação corporal, seja através de sua produção ou da própria constituição de sua imagem – fenômenos interligadospt_BR
dc.relation.ispartofUrdimento: revista de estudos em artes cênicaspt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationUrdimentopt_BR
dc.publisher.cityFlorianópolis, SCpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
dc.date.issued2016-
dc.date.monthofcirculationDez.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume2pt_BR
dc.description.issuenumber27pt_BR
dc.description.firstpage46pt_BR
dc.description.lastpage61pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceWOSpt_BR
dc.identifier.issn1414-5731pt_BR
dc.identifier.eissn2358-6958pt_BR
dc.identifier.doi10.5965/1414573102272016046pt_BR
dc.identifier.urlhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8533pt_BR
dc.date.available2021-01-20T12:59:19Z-
dc.date.accessioned2021-01-20T12:59:19Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Susilene Barbosa da Silva (susilene@unicamp.br) on 2021-01-20T12:59:19Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2021-02-26T13:23:20Z : No. of bitstreams: 1 000389918000005.pdf: 374526 bytes, checksum: cebc1f523ed35155eede95d24fe7e6e7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-20T12:59:19Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2016en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/354337-
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.unidadeInstituto de Artespt_BR
dc.description.abstractalternativeThis article focuses on the figu-re of the American artist Andy Warhol, through two appearances of his figure in the works of two artists, whether in the form of direct quotation or subliminal relationship: the theater director Romeo Castellucci and the German playwright Heiner Müller. In the first case, Warhol’s figure appears personified in one of the actors of the play Inferno, a stage adap-tation of Dante’s Divine Comedy perfor-med by Castellucci in Avignon Festival; the second figure Warhol spectrum as the “machine” as desired body figure by actor - Hamlet Hamlet - machine. The aim of this study is to reflect on which changes in cultural imagination are ope-rated by the artist in regard to images of the body and its objectifications, either through their production or creation of its own image - interconnected pheno-menapt_BR
dc.identifier.source000389918000005pt_BR
dc.creator.orcidSem informaçãopt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
Appears in Collections:IA - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000389918000005.pdf365.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.