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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampHarnisch, Gabriela Simone-
dc.contributor.authorunicampAlmeida, José Júlio Gavião de-
dc.contributor.authorunicampStorch, Jalusa Andreia-
dc.contributor.authorunicampBredariol, Bruna-
dc.contributor.authorunicampStrapasson, Aline Miranda-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleO ensino do judô de forma inclusiva no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of judo of inclusive manner in brazilpt_BR
dc.contributor.authorHarnisch, Gabriela Simone-
dc.contributor.authorGaviao de Almeida, Jose Julio-
dc.contributor.authorStorch, Jalusa Andreia-
dc.contributor.authorBredariol, Bruna-
dc.contributor.authorBorella, Douglas Roberto-
dc.contributor.authorStrapasson, Aline Miranda-
dc.subjectJudôpt_BR
dc.subject.otherlanguageJudopt_BR
dc.description.abstractO judô envolvendo pessoas com deficiência visual é uma modalidade paralímpica que envolve poucas adaptações em relação às regras, apenas aplicam‐se algumas para garantir a prática de forma segura aos praticantes (CERQUEIRA, GOMES e ALMEIDA, 2012). Porém, encontram‐se algumas diferenças em relação ao judô convencional no que tange o processo de ensino e aprendizagem (OLIVEIRA FILHO e ALMEIDA, 2005), e neste sentido, o objetivo do presente estudo foi de verificar as práticas pedagógicas utilizadas por professores que ensinam de forma inclusiva no ensino do judô para pessoas com deficiência visual. Para tanto, o estudo caracterizou‐se como um survey (THOMAS, NELSON E SILVERMAN, 2012), tendo como instrumento para coleta de dados um questionário elaborado, testado e aplicado pelos pesquisadores. A amostra foi composta por 14 de professores e/ou técnicos dos atletas participantes da I Etapa do Grand Prix Infraero de Judô para cegos, o principal evento deste âmbito no Brasil, realizada no dia 26 de abril, na cidade de São Paulo; destacando‐se que estes professores são de 11 diferentes estados brasileiros. No estudo, percebeu‐se que apenas 3 professores não trabalham de forma inclusiva, ou seja, em instituições que atendem somente pessoas com deficiência visual. Quanto aos 11 professores que ministram aula de judô para pessoas com deficiência visual juntamente com pessoas sem deficiência, que são o foco do presente estudo, apenas 3 relataram pautar‐se no auxílio de colegas tutores para o ensino, ainda, 7 declararam que seus discursos a preocupação em conhecer os seus alunos, identificando os estágios de desenvolvimento motor que se encontram, para que a partir de então possam elaborar as suas aulas, bem como pensar nas melhores formas de ensinar seus alunos. Assim, percebeu‐se que os professores, em sua maioria, preocupam‐se com o desenvolvimento global de seus alunos com deficiência, utilizando‐se de métodos de ensino que propiciem maior estimulação, partindo do conhecimento já existente e das vivências motoras já experimentadas. Espera‐se que, com o presente estudo, seja possível auxiliar e subsidiar a elaboração das práticas pedagógicas de professores que almejam ensinar o judô à pessoas com deficiência visual, de forma inclusiva, de modo que, desta maneira ocorre maior socialização, e consequentemente, a inclusão acontece de forma mais completapt_BR
dc.relation.ispartofThe journal of research in special educational needspt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationJORSENpt_BR
dc.publisher.cityChichesterpt_BR
dc.publisher.countryReino Unidopt_BR
dc.publisherWileypt_BR
dc.date.issued2016-
dc.date.monthofcirculationago.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume16pt_BR
dc.description.issuesupplement1pt_BR
dc.description.firstpage757pt_BR
dc.description.lastpage761pt_BR
dc.rightsFechadopt_BR
dc.sourceWOSpt_BR
dc.identifier.eissn1471-3802pt_BR
dc.identifier.doi10.1111/1471-3802.12213pt_BR
dc.identifier.urlhttps://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12213pt_BR
dc.date.available2021-01-18T11:03:29Z-
dc.date.accessioned2021-01-18T11:03:29Z-
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dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/354106-
dc.contributor.departmentsem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentDepartamento de Estudos da Atividade Física Adaptadapt_BR
dc.contributor.departmentsem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentsem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentsem informaçãopt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Educação Físicapt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Educação Físicapt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Educação Físicapt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Educação Físicapt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Educação Físicapt_BR
dc.subject.keywordInclusãopt_BR
dc.subject.keywordEnsinopt_BR
dc.identifier.source000381283800156pt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-2928-062Xpt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-6672-7275pt_BR
dc.creator.orcid0000-0001-8403-634Xpt_BR
dc.creator.orcid0000-0001-6556-127Xpt_BR
dc.creator.orcid0000-0003-1608-1522pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
dc.description.otherSponsorshipsem informaçãopt_BR
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