Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/354086
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A elaboração de analogias quantitativas sobre o nosso sistema solar por alunos do 6° ano do ensino fundamental II : The elaboration of quantitative analogies about our solar system by students of the 6th grade from secondary education
Title Alternative: The elaboration of quantitative analogies about our solar system by students of the 6th grade from secondary education
Author: Soares, Isack Rocha, 1991-
Advisor: D'Abreu, João Vilhete Viegas, 1954-
Abstract: Resumo: Muitos fenômenos científicos apresentam escalas difíceis de conceber e isso pode influenciar negativamente o processo de ensino e aprendizagem das Ciências. Portanto, é fundamental a utilização de estratégias que possibilitem a percepção das grandezas contidas nas informações de cunho científico. Nesse sentido, destacamos que a analogia quantitativa é estratégia didática voltada especificamente para ajudar na compreensão das magnitudes científicas em diferentes escalas. Entretanto, ainda são poucos os dados disponíveis na literatura sobre essa ferramenta e, como consequência disso, professores e alunos a utilizam de forma não planejada, espontânea e por meio da reutilização de analogias quantitativas disponíveis nos meios de Divulgação Científica ou em Livros Didáticos. Com base nessa problemática, este estudo tem como objetivo utilizar didaticamente as analogias quantitativas junto aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II na disciplina de Ciências. Desse modo, procuramos responder a seguinte questão: Como ocorre o processo de elaboração de analogias quantitativas sobre os tamanhos e distâncias dos astros do nosso Sistema Solar por parte dos alunos dentro de um processo guiado? Esta pesquisa é do tipo experimental de grupo único e foi desenvolvida em uma escola pública de tempo integral localizada na cidade de Campinas-SP. A intervenção ocorreu em 14 aulas ministradas ao longo do ano de 2018 e contou com a participação de 24 estudantes. Como parte da metodologia, os alunos elaboraram analogias quantitativas sobre os tamanhos e distâncias dos astros do nosso Sistema Solar juntamente com o pesquisador ao longo de cinco etapas planejadas. Os dados da pesquisa foram registrados por meio de um diário de campo, fotografias e gravação em áudio para posterior discussão e análise através da teoria da Análise do Conteúdo. Por meio da análise dos dados coletados, concluímos que os alunos demonstraram dificuldades na compreensão de aspectos matemáticos como escalas e proporções que são necessários para a elaboração e compreensão de analogias quantitativas. Os análogos escolhidos pelos estudantes para composição das analogias eram amplamente conhecidos por eles e caracterizados por serem objetos análogos grandes ou compridos. Por fim, diagnosticamos que as analogias criadas pelos alunos tanto para os tamanhos quanto para as distâncias foram mais precisas e melhores compreendidas quando as escalas adotadas por eles foram maiores. Isso indica que os estudantes estão mais familiarizados com objetos análogos mais facilmente perceptíveis

Abstract: Many scientific phenomena have measures that are difficult to conceive, and this can negatively influence the process of teaching and learning science. Therefore, it is essential to use strategies that enable the perception of the magnitudes contained in scientific information. In this sense, we emphasize that the quantitative analogy is a didactic strategy aimed specifically at helping to understand the scientific magnitudes at different scales. However, there is still little data available in the literature on this tool and, as a result, teachers and students use it in an unplanned, spontaneous way and through the reuse of quantitative analogies available in scientific divulgations or in textbooks. Based on this problem, this study aims to use the quantitative analogies with the students of the 6th grade of secondary education in the discipline of Sciences. Thus, we seek to answer the following question: How does the process of elaborating quantitative analogies about the sizes and distances of the stars in our Solar System by students occurs within a guided process? This research is classified as experimental of single group and it was developed in a public full-time school located in the city of Campinas-SP. The intervention took place in 14 taught classes throughout 2018 and 24 students attended. As part of the methodology, students developed quantitative analogies about the sizes and distances of the stars in our Solar System along the researcher within five planned stages. The research data was recorded using a field diary, photographs and audio recording for later discussion and analysis through the Content Analysis theory. Through the analysis of the collected data, we concluded that students demonstrated difficulties in understanding mathematical aspects such as scales and proportions that are necessary for the elaboration and understanding of quantitative analogies. The analogues chosen by students for composing the analogies were widely known to them and characterized by being large or long analogous objects. Finally, we diagnosed that the analogies created by students for both sizes and distances were more accurate and better understood when the scales adopted by them were larger. This indicates that students are more familiar with easily perceived analogous objects
Subject: Analogias quantitativas
Sistema solar
Ensino de ciências
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SOARES, Isack Rocha. A elaboração de analogias quantitativas sobre o nosso sistema solar por alunos do 6° ano do ensino fundamental II: The elaboration of quantitative analogies about our solar system by students of the 6th grade from secondary education. 2020. 1 recurso online (118 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Soares_IsackRocha_M.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.